Educação

Aprovado Comitê de Ética em Pesquisa na Facos

A Facos é a primeira instituição de ensino superior da rede CNEC a ter um Comitê de Ética em Pesquisa. Trata-se de uma grande conquista para a área da pesquisa acadêmica e para o projeto de Centro Universitário local.

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – do Ministério da Saúde – aprovou o registro do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Cenecista de Osório (CEP-CNEC/Osório), conforme ofício circular 224/2012 e carta nº 083/2012- Conep/CNS/MS, de 28 de junho de 2012.

O CEP-CNEC/Osório é o órgão especializado e independente que tem como objetivo pronunciar-se no aspecto científico e ético sobre todos os projetos de pesquisa da instituição que envolvam seres humanos, direta ou indiretamente, na individualidade ou coletividade, a serem desenvolvidos na Instituição ou em parceria, visando promover a adequação das investigações nas áreas propostas.

– Esse órgão foi criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integralidade e dignidade, assumindo as funções previstas na resolução nº 196/96, de 10/10/1996, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) – diz o professor Dr. Gabriel Corteze, autor do projeto e coordenador do CEP-CNEC/Osório.

O projeto inicial do CEP-CNEC/Osório também contou com a colaboração das professoras MSc. Zuleika Costa, MSc Ângela Kunzler e MSc Fernanda Malmann. As atividades do CEP iniciarão após regularização das demais necessidades previstas.

Comentários

Comentários