Geral

Campanha “Águas Tranquilas” é lançada no Rio Grande do Sul

Teve inicio a Campanha “Águas Tranquilas”, nos municípios do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de conscientizar a população e divulgar perante gestores privados e os públicos municipais, a Lei Estadual nº 8676 de 1988 e o Decreto Estadual nº 43375 de 2004, que estabelecem a sinalização em locais de banho dos municípios.

Durante todo o verão 2012/2013, estarão sendo feitas reuniões com as autoridades municipais e fiscalizações nos locais de risco, visando uma diminuição dos casos de afogamento.

Vale lembrar que o município de Osório e cercado por lagoas, sendo algumas usadas como balneários por turistas e moradores do município.

A fiscalização ocorrerá por todo o período do verão, visando uma melhor segurança aos banhistas.

Somente no verão 2011/2012, houve 04 óbitos por afogamentos nos balneários do município.

Dicas de segurança

É desaconselhável nadar sozinho, já que a pessoa corre o risco de ter cãibras ou cansaço que provoque a perda de força dentro da água.

Em rios, a atenção deve ser redobrada já que o risco é maior por causa da força da correnteza e também pela profundidade.

As crianças devem ficar em locais rasos e acompanhadas de responsáveis maiores de idade que saibam nadar.

Brincadeiras como “caldos”, “trotes” ou “saltos” devem ser evitadas porque a profundidade de um rio ou de uma piscina pode ser pequena e saltos podem machucar ou contribuir para um possível afogamento.

Outro fator que ajuda a aumentar os números de afogamentos é a bebida alcoólica.

Comentários

Comentários