Geral

Filmes orientais serão exibidos em dezembro pelo Cineclube Torres

Durante o mês de dezembro o Cineclube Torres apresentará filmes que envolvem a temática Extremo Oriente. A primeira sessão, 3/12, será apresentado o drama A Partida, filme vencedor do Oscar em 2009 na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

No dia 10/12 ocorre à projeção do longa-metragem sul-coreano Poesia, prêmio de melhor roteiro no festival de Cannes no ano de 2011. E no dia 17/12, o longa-metragem Sonhos (1990) do grande mestre japonês Akira Kurosawa (vencedor do Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra em 1990).

As exibições possuem entrada franca e são realizadas na Casa de Cultura de Torres a partir das 20 horas.

Sinopses:

3/12 – A Partida é um filme japonês de 2008 dirigido por Yojiro Takita. Foi o vencedor do prêmio Oscar de melhor filme estrangeiro em 2009. O drama conta a história de Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki), um jovem recém-casado que se encontra sem emprego após o dissolvimeto subito da orquestra na qual tocava. O casal resolve voltar à cidade natal de Daigo, para que possam reiniciar a vida. No entanto, o trabalho que Daigo encontra na cidade é como “nokanshi”, uma pessoa que prepara os mortos para o velório e cremação. Neste encontro com a morte, Daigo descobrirá sentido em sua vida.

10/12 – Poesia, de 2010, de Lee Chang-dong, é um filme da Coréia do Sul, é um filme que foi muito bem recebido pela crítica internacional. Prêmio de melhor roteiro no festival de Cannes no ano passado, esse delicado drama sul coreano mostra uma mulher idosa encontrando na poesia a catarse para os problemas de sua vida, entre eles um crime cometido pelo neto adolescente.

17/12 – Filme do cineasta japonês Akira Kurosawa, Sonhos trata – em sua maior parte – da natureza e sua relação com o egoísmo humano, da destruição imposta a si mesmo e ao planeta. Trata-se de uma produção íntima, associada aos diversos sonhos que o diretor teve no decorrer da sua vida. Diferente das demais produções, “Sonhos” possui oito filmes (sonhos) de curta duração acompanhados de fotografias, coreografias e maquiagens impressionantes. A singularidade de cada história envolve o espectador e o faz refletir, do início ao fim do filme.

Comentários

Comentários