Vida & Saúde

Hemocentro do Estado realizou coleta de sangue no Largo dos Estudantes em Osório

Durante a quinta-feira, (17/01), o Hemocentro do Estado do RS esteve no Largo dos Estudantes Sônia Chemale em Osório, com sua unidade móvel, realizando a primeira coleta externa de sangue em 2013. A ação superou as expectativas iniciais, chegando a mais de 100 doadores.

A coleta ocorreu entre 9h e 12h no período e 13h30min e 16h. Os voluntários antes de realizá-las precisaram passar por uma triagem de verificação para atestar as condições básicas de saúde que permitem a doação, além de portar documento oficial de identidade com foto e idade entre 16 e 68 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais.

O prefeito do município de Osório, Eduardo Abrahão; o Secretário Municipal da Saúde, Emerson Magni da Silva; o Presidente da Instituição Hospital São Vicente de Paulo, Francisco Moro e o Secretário da Saúde do Estado, Ciro Simoni, estiveram no local.

Consulte a agenda da unidade móvel do Hemocentro no site da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde – FEPPS – http://www.fepps.rs.gov.br/, e ajude a salvar vidas.

Para doar é necessário:

– Ter boa saúde;

– Peso igual ou superior a 50kg;

– Não estar grávida, nem amamentando;

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Ter dormido, pelo menos, 6 horas na noite anterior;

– Não ser usuário de drogas injetáveis;

– Não ter contraído doenças sexualmente transmissíveis como AIDS, Hepatites e Sífilis.

O Hemorgs

O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul – Hemorgs coordena a Hemorrede Pública do RS, sendo responsável por três hemocentros: Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria. É administrado pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde – FEPPS, instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde. O Hemorgs cata doadores, coleta, processa, qualifica e distribui sangue e hemocomponentes para leitos do SUS. O órgão também administra a Clínica de Hematologia do RS, centro de referência no atendimento aos portadores de coagulopatias hereditárias (hemofílicos).

Comentários

Comentários