Defesa Civil não registra mortes ocasionadas por desastres naturais em 2012 no Estado
Somente em 2012, 11 simulados foram realizados no Estado, e no município de Estrela, o Ministério da Integração Nacional participou da atividade de continuidade aos treinamentos preventivos de desastres naturais. “O Rio Grande do Sul é o único Estado que adotou a realização dos seminários como uma política de prevenção constante”, diz o subchefe da Defesa Civil, Coronel Oscar Moiano.
Ponto positivo avaliado por Moiano foi que, no ano de 2012, não foram contabilizadas mortes ocasionadas por desastres naturais. “Em 2011, tivemos dois afogamentos; sete mortes na enchente de São Lourenço do Sul, sete mortes em um deslizamento de terra em Igrejinha, três mortes no desabamento de uma casa em Novo Hamburgo, e uma morte em Tabaí, com o desabamento de um galpão”. Conforme ele, os simulados e as atividades de prevenção possibilitam que em caso de emergência a população tenha noções básicas do que fazer.
Simulado Binacional
Em parceria com a Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais e outros órgãos do Estado, a coordenadoria estadual de Defesa Civil realizará, no mês de maio, o 1º Seminário Binacional de Prestação de Serviços de Assistência de Emergência e Cooperação em Defesa Civil. Ainda com data a confirmar, o seminário deve acontecer na fronteira entre Santana do Livramento e Rivera, município Uruguaio.
Comitê Integrado de Combate a Estiagem
A Defesa Civil Estadual a partir de seus coordenadores regionais, participa do Comitê Integrado de Combate a Estiagem do Governo Federal. Em 2012, quatro coordenadores regionais do Estado realizaram durante 15 dias trabalhos de combate aos efeitos da estiagem nos Estados de Sergipe, Ceará e Minas Gerais. Conforme Coronel Moiano “a experiência vivida em outros Estados, onde a estiagem costuma ser intensa, possibilita muito mais do que a ajuda humanitária, mas capacita os coordenadores para o trabalho no Rio Grande do Sul”.
Projeto Defesa Civil na Comunidade
O projeto Defesa Civil na Comunidade, após percorrer as escolas dos Territórios de Paz de Porto Alegre, integrou o programa Verão numa Boa, levando até as praias do Litoral Norte, as atividades de consciência cidadã e ecológica para crianças atendidas pelas prefeituras. As praias de Torres, Cidreira, Arroio do Sal, Imbé, Osório, Tramandaí e Capão da Canoa foram às escolhidas para o primeiro ano de projeto na praia, que deverá ser ampliado para o veraneio 2013/2014, bem como para a Região Metropolitana de Porto Alegre, após o período de férias escolares.