Secretaria alerta para cuidados na prevenção ao mosquito da dengue
Dos 11 casos em que a pessoa foi contaminada no Estado, 10 aconteceram em Porto Alegre (onde também registrou-se 14 casos importados) e um em Santa Rosa. Nos casos importados as pessoas contraíram a dengue em Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul , Bahia e Amazonas.
Algumas medidas simples a serem adotadas nas residências são importantes para eliminar ou evitar o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Entre elas estão:
– Feche as caixas d'água, tonéis e latões
– Guarde pneus velhos em abrigos
– Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em uma lixeira bem fechada
– Limpe com escovação os bebedouros dos animais
– Mantenha desentupidos os ralos, calhas, canos, toldos e marquises
– Mantenha a piscina tratada o ano inteiro
– Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo
– Não acumule água nos pratos com plantas, encha-os com areia
– Coloque areia nos cacos de vidro dos muros
O Governo do Estado já investiu neste ano R$ 2,6 milhões para auxiliar no reforço das ações de prevenção. O recurso, distribuído através do programa Verão Numa Boa, foi disponibilizado a 126 municípios. Com ele, os gestores locais puderam produzir campanhas educativas, ampliar as equipes de agentes de combate a endemias e qualificar a estrutura material (veículos, equipamentos, uniformes, entre outros).
A vigilância à dengue no Rio Grande do Sul ocorre desde 1995. Desde lá, não foi registrado nenhum óbito. No ano passado, foram confirmados 122 casos no Estado, sendo 43 autóctones (contraídos no RS) e 79 importados.