ERS 484: população de Maquiné é convocada para manifestação
A ERS484, estrada que liga Maquiné a diversas linhas municipais, ao distrito de Barra do Ouro, e a municípios como Riozinho e Rolante é uma das principais rotas de passagem da produção agrícola do município. Através de uma estrada de chão batido, diariamente caminhões e tratores transportam produtos perecíveis como alface, brócolis, tomate e inúmeros outros alimentos que serão vendidos para estabelecimentos de diversas cidades do Rio Grande do Sul e até para outros estados.
Segundo alguns agricultores as más condições da via, como buracos, desnível, falta de sinalização e diversos outros dificultam o transporte, e muitas vezes danificam os produtos, devido aos movimentos dos caminhões ao passar ou desviar de um buraco.
Além disso, o trajeto de 12 km que poderia ser percorrido em 15 minutos, se a estrada estivesse em boas condições, leva-se atualmente mais de 1 hora para ser concluído.
Buscando melhorias para essa via, onde a pavimentação asfáltica é um sonho antigo, nos últimos anos o Prefeito Municipal de Maquiné, Alcides Scussel, sempre buscou juntamente do Vice-Prefeito Éder Rech, soluções nos órgãos públicos (como DAER, Secretaria de Infraestrutura e Logística) e diversos outros setores governamentais, onde a resposta esperada nunca era obtida.
Assim, na última semana foi montada a Comissão Pró Asfalto da ERS 484,que é formada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Escola Langendonk e diversas outras instituições municipais. Após uma longa conversa, foi acertado que no sábado, dia 6 de abril, será realizada uma manifestação pacífica que paralisará a via. O movimento acontecerá em frente ao parque de máquinas da Prefeitura e a participação da população é de extrema importância.