Três pontos estão impróprios para banho no litoral norte
As praias do Litoral Norte foram consideradas próprias para banho de mar, com exceção de três pontos: a foz do rio Mampituba e Praia Grande (Guarita Central) em Torres e o sul do Baronda, em Capão da Canoa. A divulgação da balneabilidade dos 30 pontos de monitoramento do Litoral Norte foi feita nesta sexta-feira (29) pelo gerente Regional do Litoral Norte (Gerlit) da Fepam, Mattos´Allem Roxo, em coletiva na casa Amarela (Imprensa) da Central de Governo em Capão da Canoa.
A Fepam ressalta que estes resultados nas praias consideradas impróprias refletem condições de coleta em período de chuvas e, principalmente, as ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem. Em Torres, tanto na foz do rio Mampituba quanto na Praia Grande (Guarita Central) existe rede coletora de esgoto e tratamento implantado pela Corsan. O município deve fiscalizar e ampliar o número de ligações na rede de esgoto doméstica, minimizando os problemas de poluição.
O resultado da primeira balneabilidadec nas praias gaúchas realizado pela Fepam reflete as cinco primeiras campanhas efetuadas para analisar a qualidade da água. De acordo com indicadores definidos pela Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Consema), somente quando são encontrados mil coliformes fecais por cem mililitros de água configura-se problema de balneabilidade. O índice máximo encontrado nos 30 pontos do Litoral Norte foi 1.600.