Geral

Fraude no leite: reunião no MP define fluxo de informações para fiscalização

Uma reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira, 10, entre o Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Centro Estadual de Vigilância e Saúde, Vigilância Sanitária Estadual e Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa), definiu o fluxo e cruzamento de informações para a fiscalização da qualidade do leite produzido no Rio Grande do Sul.

Tramitam na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor quatro inquéritos civis para investigar a responsabilidade das empresas Italac, Latvida, Mumu e Bom Gosto. A intenção da Promotoria é regular o controle por parte da indústria sobre os produtores de leite e transportadores, bem como manter a realização constante de testes de qualidade no produto. As empresas serão chamadas para uma reunião nos próximos dias.

Também foi feito um balanço das atividades da Operação Leite Compen$ado, realizada na quarta-feira, 8, pelo MP em três regiões do Estado. Sete pessoas seguem presas preventivamente e outras duas foram liberadas. O Promotor de Justiça da Especializada Criminal Mauro Rockembach tomou os depoimentos de seis detidos na Promotoria de Justiça de Tapera e, na segunda-feira irá finalizar a oitiva, desta vez na cidade de Guaporé. A denúncia criminal deverá ser apresentada à Justiça na próxima semana. As investigações, no entanto, prosseguem.

Nesta sexta-feira, o Mapa confirmou que o laudo de duas amostras do leite cru apreendido em caminhões nos postos de resfriamento de Crissiumal e Selbach apontou a presença de formol. Os caminhões foram apreendidos devido a mandados de busca e apreensão cumpridos pela Operação. As amostras de todas as marcas de leite UHT nas prateleiras dos supermercados gaúchos coletadas em abril pelo Mapa não tiveram a substância presente após análise.

Denúncias dos lotes com formol ainda no mercado ou solicitações de informações podem ser encaminhadas para o email consumidor@mp.rs.gov.br.

Comentários

Comentários