Grupo de apoio reúne pacientes com câncer de mama no Posto Central em Osório
O trabalho iniciou aproximadamente há dois meses e os encontros acontecem durante todas as quartas-feiras pela tarde, junto ao Posto Central Dr. Flávio Silveira.
A saúde pública já realiza já há alguns anos um trabalho de prevenção com exames de mama, solicitação de mamografia e prestação de informações. Em relação às mulheres que apresentam alterações na mama, há o encaminhamento do tratamento, que acontece em Porto Alegre.
A ida para a capital acaba deixando as pacientes mais solitárias e a decisão de fazer um grupo unifica-as e apresenta como vantagem a troca de informações e a valorização a autoestima, informa a enfermeira Tailete Ude Panzer.
As atividades do grupo ocorrem através de uma parceria entre a Secretaria da Saúde que tem psicóloga, nutricionista e demais profissionais juntamente com a Casa da Amizade.
Segundo Tailete o grupo tem cunho terapêutico, de autoajuda, é uma misceginação de terapias.
Flavia Trevisan da Casa da Amizade explica que para a entidade que trabalha sempre em prol da comunidade volta atenções a esse projeto. – Já trabalhei em outras cidades e estamos no caminho certo, esse trabalho de apoio psicológico e o acolhimento, têm grande significado para as pacientes. A ideia é somarmos juntos com o prefeito e a equipe da Saúde.
A paciente Zelia Maria Mendonça Alves salienta que as reuniões oferecem muitos benefícios como conselhos, brincadeiras, alegria, descontração, novidades sobre a saúde e dicas de alimentação saudável. – Estou muito satisfeita com os resultados, é uma verdadeira terapia. Uma vez por semana nos reunimos, o mais importante é que temos isso perto de casa, sem ter que se deslocar para a capital – conclui Zélia.
Na tarde de quarta-feira, uma das atividades do grupo foi à confecção do sal de ervas que traz grandes benefícios para a saúde. A receita foi passada às pacientes pela nutricionista Gislaine Ferreira.