Líderes regionais lançam Alceu Moreira como candidato ao governo do estado
O Litoral Norte defende a tese de que o apoio nacional e o nome do candidato ao governo do Rio Grande do Sul são fundamentais para a elaboração real de um Plano de Governo. Ao saudar os companheiros, o presidente do PMDB-RS, Edson Brum, descreveu o Planejamento Estratégico desenvolvido desde fevereiro, destacando o papel fundamental da FUG e dos núcleos do partido para a realização de mobilizações pelo estado. O presidente frisou a importância da pesquisa. “Conseguimos dar ritmo à caminhada.
A provocação foi feita. A consulta às bases foi impulsionada e até 31 de agosto unificaremos o pensamento de todos para formatar o plano de governo”, acentuou Edson Brum.
Definições para 2014
O estudo elaborado pela FUG a partir dos Questionários de Consulta às bases partidárias dará o norte para as ações do Plano de Governo. Números são apontados como um desafio ao partido. De acordo com a Executiva Estadual, serão 15 encontros que culminarão no grande Congresso da sigla, em 31 de agosto. Neste dia, o programa será transformado no programa “O Rio Grande Que Queremos”.
Para o secretário-geral do PMDB-RS, João Alberto Machado, a ideia é resgatar as bandeiras, discutir os temas do município e das regiões, fazendo com que as pessoas acreditem novamente no desenvolvimento do Rio Grande. João Alberto afirma que a escolha do candidato ainda em 2013 será o leme para despontar as ações para o próximo pleito. “Seja quem for, vamos trabalhar pela escolha do nosso timoneiro, assim finalizar um projeto que nos guiará”, finalizou o secretário.
O presidente local, vereador Roger Caputi, analisou o cenário político e contextualizou suplicando por um rumo imediato nas propostas da sigla. “Para a base ter um compromisso claro para começarmos realmente é precisamos de propostas concretas antes do fim do ano”, disse o vereador.
A diretora de projetos da Fundação Ulysses Guimarães, Elisiane Silva, colocou a Fundação à disposição para ouvir os apelos, duvidas e sugestões dos correligionários. “É preciso que cada município diga o que quer, o que pensa do partido, das ações e dos projetos. Acreditamos que as respostas que a sociedade tanto quer, será dada depois de muito estudo e de saber o que almejam para o município, região e para o estado”, alertou Elisiane.
O Coordenador Regional do PMDB, Luciano Silveira, listou as grandes obras e os grandes líderes oriundos da sua região. Nos últimos 20 anos foram muitas conquistas pelas mãos do PMDB. Descreveu, a construção da Estrada do Mar, Rota do Sol, mais de 10 prédios escolares, negociações para a vinda do maior Parque Eólico da América Latina. “O PMDB do Litoral tem história, discurso e unidade. Aqui, o povo quer debater e quer ganhar a eleição. Queremos um candidato que queira ganhar a eleição também. Queremos ser protagonistas e ganharmos a eleição”, exaltou o coordenador.
Os pré-candidatos que colocaram o nome à disposição do partido, apontaram a região como a que mais se desenvolveu nos últimos anos. E, neste contexto, merece maior representatividade na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. Em discurso alinhado, pedem a urgência pelo nome do candidato ao Governo Estadual. Nomes como José Ivo Sartori, Germando Rigotto, José Fogaça e Ibsen Pinheiro e Alceu Moreira foram citados, mas segundo a Executiva caso não decidam por consenso será pelo voto das bases do partido.
Para o deputado federal, Alceu Moreira, é complexo compreender o cenário de desenvolvimento do estado, o qual descreve como: um estado pujante e um governo falido. Segundo ele, só o PMDB tem condições políticas de discutir o estado em qualquer grupo ou segmento, porque tem história. “Pra tirar o estado da pasmaceira, do atraso é preciso definir os gargalos, o que fazer, quando, e como fazer. Colocando o Rio Grande na vanguarda do país e garantir vida digna a todos”, defendeu o deputado.
Dirigentes locais lançam Alceu Moreira para governador
Durante o evento, foram lançados quatro pré-candidatos à Assembleia Legislativa: o deputado estadual suplente e secretário de planejamento e desenvolvimento de Tramandaí, Gabriel Souza, o ex-prefeito de Cidreira, Beto Pires, o presidente do PMDB de Capão Canoa, Luciano Martim e ex-prefeito de Torres e secretário-geral do PMDB-RS, João Alberto Machado. O deputado federal, Alceu Moreira, que diz concorrer novamente à Câmara dos Deputados, foi lançado por líderes regionais como candidato ao governo estadual.
O PMDB Que Eu Quero
Uma nominata comprometida, com força de aglutinação, um partido de ideias claras, propostas coerentes e discursos afinados é o que a base espera do PMDB gaúcho. Por unanimidade, líderes e militantes locais pediram Políticas Públicas amplas na área da educação, ao combate a fome, a igualdade de gêneros e representação junto a segmentos sociais.
As mulheres ganharam destaque. “O PMDB Mulher tem que ser colocado como frente de luta”, afirmou o ex-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel. O controle da mortalidade infantil e materna, o combate ao HIV, a tuberculose, a dengue e as questão das drogas, desenvolvimento e sustentabilidade foram outros temas abordados.
Dados do Litoral Norte
7 prefeitos
4 vice-prefeitos
64 vereadores
15 mil filiados ao PMDB