Obama descarta encontro com Mandela
Antes de desembarcar em Pretória, Obama disse que não visitará Nelson Mandela no hospital, por entender que este é um momento importante para a família do ex-presidente. “Eu não preciso de uma foto oficial. A última coisa que quero é ser, de alguma forma, inconveniente no momento em que a família está preocupada com a saúde dele [Mandela]”, disse o presidente americano aos jornalistas a bordo do Air Force One (avião presidencial).
Barack Obama adiantou que entregará à família de Mandela uma mensagem de “profunda gratidão pela sua liderança”. O ex-presidente, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, liderou a luta contra o apartheid, regime de segregação racial que vigorou no século passado na África do Sul.
A ex-mulher de Mandela, Winnie, disse hoje que o estado de saúde do ex-presidente melhorou, embora ele continue clinicamente “doente”.
Obama vai manter, neste fim de semana, encontros com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, e com o arcebispo e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1984 Desmond Tutu. O encontro com Tutu será durante visita a um centro comunitário na Cidade do Cabo.
O presidente norte-americano deve visitar também a antiga prisão de Robben Island, onde Mandela passou 18 anos preso para “prestar tributo ao seu extraordinário sacrifício”.