Geral

Projeto destaca os pratos típicos do município de Osório

A partir da descoberta dos alimentos que melhor representam o município de Osório, por meio de estudos, oficinas e enquetes com a participação da comunidade, o projeto de Extensão “Sabores que fazem história”, coordenado pelas professoras Fernanda Arboite de Oliveira e Bianca Pugen, passa por uma nova fase. O objetivo agora é divulgar o documentário que apresenta o resultado desse trabalho, que tem como destaque principal a Rosca de Polvilho e a Linguiça da Borússia, produtos genuinamente osorienses.

A Rosca de Polvilho foi o prato mais votado, com 152 indicações, e a Linguiça da Borússia ficou como a segunda preferência, com 149 votos. Para divulgar esse resultado, as coordenadora produziram um vídeo, que posteriormente será entregue à instituições de ensino de Osório (municipais, estaduais e particulares), bem como para grupos sociais (Clube de Mães, associações comunitárias e empresariais). Esta medida tem como objetivo tornar público os conhecimentos adquiridos no projeto, que também contou com o trabalho do bolsista Giovanni Ramos.

A gravação do vídeo foi feita no Frigoríco da Borrússia, Feira do Produtor e também na casa da comerciante responsável pelos “Quitutes da Vó Divina”, somando cerca de 10 horas de filmagens. Para a professora Fernanda Arboite, o projeto é muito mais que apenas uma amostra da gastronomia típica do município: “O vídeo proporciona também um resgate cultural do patrimônio humano, ou seja, das pessoas que fazem os sabores que fazem a história de Osório.”

Comentários

Comentários