Escola Erineo Rapaki tem horta feita pelo alunos do Mais Educação em Tramandaí
Os alunos aprendem a construção de canteiros, técnicas e época de plantio, conservação e preparação do solo, compostagem e maneiras de preparar as hortaliças que quando colhidas são utilizadas na alimentação escolar.
Segundo a professora Rosangela Guimarães, que acompanha os alunos da escola no Programa Mais Educação, ‘os estudantes gostaram tanto de participar da oficina que passaram a fazer hortas em casa’. Alunos que não estão no Programa também quiseram ajudar e estão participando na produção de mudas e sementeiras’-destaca Rosangela.
Quando estão na horta, os alunos são orientados pela oficineira, Oralina Alves Pereira dos Santos, que nas quartas e sextas-feiras, pela manhã e a tarde, junto o com esposo Crescêncio, ensina com alegria tudo aquilo que aprendeu quando jovem. Oralina diz: ‘É coisa muito boa poder mostrar como plantar e cuidar das plantinhas’. Na horta os alunos cultivam alface, cenoura, cebolinha, salsa, brocoli, beterraba, couve-flor, vagem, repolho, mostarda, couve e morango, e em um canto da horta dois pés de tomate também já têm seus primeiros frutos.
O plantio é feito de acordo com a época de semeadura e bem diversificado com hortaliças e verduras. Nesta oficina os alunos têm informações e aprendem, de maneira prática, sobre o desenvolvimento das plantas, como a germinação e floração, o uso de nutrientes para a boa qualidade do solo e a compostagem, que é feita com o material da própria horta.
Participando das atividades da Horta Escolar, os alunos aprendem na prática a importância do cultivo de alimentos saudáveis e levam estes conhecimentos para a família promovendo mudanças de hábitos alimentares que melhoram a qualidade de vida de todos os integrantes da família.
Programa Mais Educação em Tramandaí
Tramandaí oferece o Mais Educação desde 2011 em três escolas do município atendendo a 350 estudantes, sendo uma média de 120 por escola. A coordenação do Programa Mais Educação na Secretaria Municipal de Educação e Cultura em Tramandaí está a cargo da professora Silvana Rodrigues. As principais oficinas oferecidas são letramento e matemática, capoeira, horta, violão e percussão, nas escolas Erineo Rapaki, Nossa Senhora das Dores e Dom Pedro I.
O programa aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas realizando no contra turno atividades relacionadas com o meio ambiente, esporte e lazer, cultura e artes, informática, prevenção e promoção da saúde.
Para o desenvolvimento de cada atividade nas escolas, o Governo Federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio. Os estudantes do ensino fundamental que participam do programa no contra turno, permanecem na escola por período integral(manhã e tarde).