Caminhada e Passeio Ciclístico abriram o Maré de Arte 2013 em Tramandaí
A primeira atividade oficial do Festival de Inverno Maré de Arte 2013 foi o “Caminhar e Pedalar pela Cultura”, um passeio ciclístico e uma caminhada com o objetivo de integrar a comunidade do litoral norte gaúcho e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O passeio ciclístico saiu do Ceclimar (Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da UFRGS) por volta das 10h45 de sábado(17). Os participantes receberam camisetas oficiais da atividade e pedalaram por cerca de uma hora. Eles saíram de Imbé, passaram pela Avenida Beira-Mar em Tramandaí e finalizaram o passeio no Centro de Eventos da cidade, onde acontece o Maré de Arte 2013.
Dentre os participantes, diferentes idades e profissões. Gabriel, de 12 anos, morador de Tramandaí, ficou sabendo do festival pelo quiosque que ficou no centro da cidade antes do evento. “Eu adoro andar de bicicleta, vi que ia acontecer o passeio, então estou aqui. Me inscrevi para algumas oficinas também e vou chamar a minha família para ir no Maré de Arte”, disse o garoto.
Clever, ciclista de 77 anos, compete de bicicleta desde menino. “O importante, para mim, é competir e participar, não importa a idade. Hoje em dia sou um dos últimos a chegar, mas vou participar até quando puder”, afirma o animado senhor. Maria Carminha, de 63 anos e membro da Casa do Artesão, foi oficineira em 2012 e participará das atividades culturais este ano. “Ano passado foi gratificante para mim. Estou sempre presente nas atividades da UFRGS aqui no litoral, esse ano sinto que o Maré será ainda melhor”.
Inúmeros ciclistas pedalaram até o Maré de Arte onde encontraram os participantes da caminhada, dando o pontapé inicial do evento. A atividade foi organizada pela Divisão de Esportes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.