Palmares do Sul realiza encontro sobre relações étnico raciais e a escola
Foi atividade de formação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e atividade presencial do Curso Procedimentos Didático-pedagógicos Aplicáveis em História e Cultura Afrobrasileira e Indígena organizado pelo DEDS/UFRGS, o qual a rede municipal participa.
Além dos professores e servidores municipais presentes, professores da rede estadual local, professores de Porto Alegre, Esteio, Viamão e Mostardas participaram do Encontro que lotou o auditório da Escola Municipal Domingos Saraiva, no distrito de Bacupari.
A atividade, pela manhã, ocorreu na Escola Municipal Domingos Saraiva e contou com a presença da doutora Petronilha Gonçalves e Silva/UFSCar. A apresentação da professora emérita da Universidade Federal de São Carlos/SP teve como tema: Educação das Relações Étnico Raciais: as questões da Escola. A professora Petronilha enfatizou a necessidade de que as redes de educação avancem e, além das formações que realizam aos seus servidores, alterem seus planos políticos pedagógicos e regimentos, visando atender definitivamente o que impõe a lei 10.639/2003, que é a incorporação da história e cultura afro-brasileira aos currículos escolares.
A professora Petronilha recebeu, em 2011, da Presidenta da República Dilma Rousseff a condecoração da Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Cavaleiro, em reconhecimento a sua contribuição a educação do Brasil. Foi Conselheira Nacional de Educação entre 2002-2006, tornando-se a primeira mulher negra a ocupar assento neste conselho. No período, foi relatora do parecer que estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Além disto, seu trabalho de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1987, foi fruto da pesquisa: Educação e identidade dos negros trabalhadores rurais do Limoeiro. Daí criou-se uma relação afetiva com Palmares do Sul, fazendo-a retornar para o trabalho e reencontrar amigos.
A segunda parte da atividade ocorreu na Associação Quilombola do Limoeiro. Os mais de 80 professores foram recebidos pela diretoria da Associação onde almoçaram e, no turno da tarde, mesmo com a chuva intensa que caiu durante todo o sábado, acompanharam a Oficina: Recursos pedagógicos para se trabalhar africanidades. A oficina foi conduzida pela professora Adiles Lima e mediada pelo professor Paulo Sérgio da Silva/DEDS-UFRGS.
Segundo o secretário, professor Denilson Silva: “Estamos oportunizando, sistematicamente, aos nossos servidores, momentos de formação para que juntos possamos superar os desafios e qualificar a educação dentro do município. E trabalhando, para que o currículo escolar, em nossa rede, esteja impregnado pela história e cultura afro-brasileira, pois faz parte da identidade dos palmarenses”.