Educação

Processo seletivo de estudantes do IFRS tem quase 11 mil inscritos

O processo seletivo de estudantes 2014/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tem 9.379 inscritos para fazerem as provas, concorrendo a 2.166 vagas em cursos superiores e técnicos de nível médio. Via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são 1.444 inscritos, que concorrem a 463 vagas em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio. No total, são 10.823 candidatos para as 2.629 vagas.

A tabela completa da densidade de candidatos por vaga em cada câmpus do IFRS, para as provas e para a seleção via nota do Enem, pode ser consultada no site www.ifrs.edu.br. Na tarde desta quinta-feira (21/11), será liberada, também no site, a consulta aos locais de provas.

As provas ocorrerão no dia 1º de dezembro, nos municípios dos 12 câmpus da instituição: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Câmpus Porto Alegre e Câmpus Restinga), Rio Grande e Sertão. No Manual do Candidato, disponível no site, os candidatos encontram orientações e os conteúdos considerados para cada uma das modalidades de cursos oferecidos.

Confira os cursos mais concorridos nas provas, por modalidade:

Superiores

Modalidade Tecnologia: Automação Industrial do Câmpus Canoas, com 18,47 candidatos por vaga; Sistemas para Internet do Câmpus Porto Alegre, com 13,50 candidatos por vaga; e Logística do Câmpus Canoas, com 9,78 candidatos por vaga.

Bacharelados: Engenharia Mecânica do Câmpus Farroupilha, com 11,50 candidatos por vaga; Agronomia do Câmpus Ibirubá, com 10,53 candidatos por vaga; e Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Farroupilha, com 8,75 candidatos por vaga.

Licenciaturas: Matemática do Câmpus Caxias do Sul, com 4,45 candidatos por vaga; Matemática do Câmpus Bento Gonçalves, com 2,71 candidatos por vaga; e Matemática do Câmpus Canoas, com 1,65 candidato por vaga.
 
Técnicos de nível médio

Modalidade Integrado: Administração do Câmpus Canoas, com 9,97 candidatos por vaga; Informática do Câmpus Canoas, com 9,90 candidatos por vaga; e Administração do Câmpus Osório, com 7,37 candidatos por vaga.

Modalidade subsequente: Administração do Câmpus Porto Alegre, com 11,89 candidatos por vaga; Contabilidade do Câmpus Porto Alegre, com 11,60 candidatos por vaga; e Instrumentos Musicais – Violão do Câmpus Porto Alegre, com 11,60 candidatos por vaga.

Modalidade concomitante: Eletrotécnica do Câmpus Farroupilha, com 4,38 candidatos por vaga; Viticultura e Enologia do Câmpus Bento Gonçalves, com 3,50 candidatos por vaga; e Eletrônica do Câmpus Farroupilha, com 2,46 candidatos por vaga.

O IFRS oferece o total de 2.020 vagas em cursos técnicos de nível médio e 1.219 vagas em cursos superiores, todos gratuitos, distribuídas em 12 câmpus no Rio Grande do Sul. Das vagas para os cursos subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e das vagas para os superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ainda não foram realizadas.
 
• Saiba mais sobre as modalidades de cursos oferecidos

> Técnicos de nível médio integrado – permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.

> Técnicos de nível médio subsequente – formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

> Técnicos de nível médio concomitante – formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.

> Superior tecnológico – cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

> Bacharelados – cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.
> Licenciaturas – cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.
 
O IFRS

O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicâmpus para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões. Possui os câmpus de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão, além de novos câmpus em implantação, nos municípios de Alvorada, Rolante, Vacaria e Viamão.

Atualmente, conta com aproximadamente 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Atua também com a oferta de cursos de pós-graduação e nos programas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).

O IFRS foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

Comentários

Comentários