Reunião define alternativas para nova ponte entre Imbé e Tramandaí
Foram apresentadas cinco alternativas de traçado para aconstrução de uma nova ponte. “Este é umassunto delicado, pois há anos vem sendo tratado sem nenhuma evolução efetiva esempre falamos sobre isso com cuidado para não haver falsas expectativas”,disse o prefeito, Pierre.
No ano passado, o Governo do Estado se comprometeu emfazer o projeto para a construção desta nova ponte. Cabe aos municípios a buscados recursos para execução da obra. De acordo com o secretário Busato, esteprojeto deverá ser tocado “a quatro mãos”, pois a participação das maisdiversas esferas é fundamental.
Esher apresentou as alternativas, onde foi necessária aaprovação de três propostas (conforme o mapa em anexo, as propostas aprovadasestão nas cores vermelho, amarelo e roxo). Uma delas segue o traçado da antigaPonte da Sardinha, derrubada em 2002; a outra mais próxima a beira-mar e umaterceira alternativa que dá forma ao antigo projeto da Avenida do Litoral, como traçado da ponte sobre a Lagoa de Tramandaí.
Com estas definições, o Governo do Estado deverá abrir jánesta terça (21) processo licitatório para a contratação de um projeto com astrês alternativas de ponte. A previsão é que até outubro deste ano o projetoseja entregue.
TURISMO – Aquestão turística será reforçada. Conforme o prefeito de Imbé, Pierre Emerim, anova construção deverá ter espaço para a tradicional pesca da sardinha. Já odeputado federal Alceu Moreira destacou que a futura ponte deverá ter espaçopara navegação. A ideia foi compartilhada pelo seu colega Ronaldo Zulke. “Temosque unificar forças políticas e buscar os recursos após a conclusão do projetopara a contratação da obra”, destacou Zulke.
O prefeito de Tramandaí, Edegar Rapaki, lembrou que anova ligação se tornará, além da efetiva solução para o fim dosengarrafamentos, em mais um ponto turístico da região. O prefeito de Cidreira,Milton Bueno, destacou que a ponte será um marco na região e que facilitará oescoamento de produção e facilitará a vida dos moradores da sua cidade quetrafegam por Imbé e Tramandaí. Já o prefeito de Caraá e presidente daAssociação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE), Silvio Fofonka, disseque a entidade e a região estão unidas por esta causa.