Mídia pública ainda não é lembrada por brasileiros
De acordo com a publicação Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira, encomendada pela Secom e feita pelo Ibope Inteligência, programas da TV Brasil e emissoras de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) apenas são lembrados pelos cidadãos brasileiros quando seus nomes são estimulados pelos entrevistadores.
A empresa foi criada em 2007 para fortalecer o caráter público e cidadão da mídia brasileira e é responsável pela Agência Brasil, por oito emissoras de rádio, pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Radioagência Nacional e Portal EBC. Com autonomia para definir a produção de programas, os veículos da EBC disseminam conteúdos jornalísticos, educativos, culturais e de entretenimento para levar informações de qualidade ao público.
Se o nome TV Brasil é mencionado, 37% dos entrevistados dizem conhecer a emissora. Já 62% afirmaram não conhecer a TV Brasil, nem “só de ouvir falar”. Um por cento das pessoas não respondeu à pergunta.
Foram entrevistadas 18.312 pessoas de todos os estados brasileiros e a pesquisa tem margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos. A pesquisa foi feita em 848 municípios brasileiros. A maioria dos entrevistados são da Região Nordeste (5.684), seguida pelo Sudeste (4.410), Norte (3.724), Sul (2.282) e Centro-Oeste (2.212).
De acordo com os dados, os moradores do Rio de Janeiro são os que mais conhecem a TV Brasil (61%). A popularidade da emissora também é considerável no Piauí (55%), Rio Grande do Norte, Amapá e Distrito Federal (cada um com 50%), quando o nome da emissora é mencionado.
Os programas mais acessados da TV Brasil são Viola, Minha Viola, Repórter Brasil Tarde, DOC TV, A Grande Música, TV e Ciência e Caminhos da Reportagem, programa semanal premiado que promove coberturas aprofundadas sobre temas da atualidade.
A população que mais acessa a emissora também é a mais escolarizada. Mais da metade (51%) dos entrevistados que conhecem a TV Brasil têm nível superior, e 29% não concluíram a 4ª série do Ensino Fundamental.
Na pesquisa espontânea, os programas de televisão durante a semana mais citados pelos entrevistados são da Rede Globo: o Jornal Nacional (35,1%) e Amor à Vida (31,6%) – a telenovela das 21h que era transmitida na época da pesquisa (setembro e outubro de 2013). Já nos fins de semana, os programas mais lembrados espontaneamente são Domingão do Faustão (22,5%) e Fantástico (21%).
As rádios Nacional e MEC são escutadas por, em média, 7,5% dos brasileiros, mas apenas quando os nomes das emissoras são citados. Isso porque dentre as mais de 20 estações de rádio mencionadas espontaneamente pelos ouvintes, nenhuma é pública. As duas mais lembradas são do Rio de Janeiro – O Dia FM 100,5 e Beat FM.
Quando os entrevistados são apresentados à lista de emissoras públicas, no entanto, a Rádio Nacional da Amazônia é a mais sintonizada: 11,1% dos usuários. A Rádio Nacional AM do Distrito Federal é acessada por 10,9% dos entrevistados, seguida da Rádio Nacional do Alto Solimões (7,8%).
De acordo com a pesquisa, os veículos impressos são os mais confiáveis. Apenas 6% dos entrevistados disseram não confiar nas notícias desses meios. Informações de blogs e redes sociais nunca são críveis para 20% dos internautas, seguida por notícias de sites (16%), revistas (10%) e TV e rádio (8% cada). Isso a despeito do pouco acesso ao meio impresso, já que 75% dos brasileiros não costumam ler jornais. Somente 6% o fazem todos os dias da semana.
A pesquisa ainda mostra que 65% dos brasileiros assistem TV todos os dias. Apenas 3% dos entrevistados afirmam nunca acessar o meio. O costume de assistir a televisão é maior entre os idosos, já que 73% das pessoas com mais de 65 anos assistem a televisão diariamente, hábito cultivado por 61% dos jovens entre 16 e 25 anos. O tempo diário que os telespectadores passam em frente ao televisor é, em média, de três horas e trinta minutos.