Morro do Farol é avaliado por geólogos em Torres - Litoralmania ®
Geral

Morro do Farol é avaliado por geólogos em Torres

O Morro do Farol foi inspecionado na manhã desta sexta-feira, 21, por geólogos da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, acompanhados de representante da Defesa Civil do Estado.

Até o dia 28, próxima sexta-feira, a Prefeitura deve receber o laudo do exame. Baseado neste laudo é que medidas técnicas serão executadas no local. Preliminarmente, os geólogos adiantaram que “o risco está associado a uma pequena possibilidade de ocorrer escorregamento de parte que vá danificar uma residência”.

O risco foi definido como de médio para baixo.

A reunião foi realizada na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. Participaram o representante da Defesa Civil do Estado, sargento Rafael Augusto Tancredo, os geólogos Marlon Hoelzel e Débora Lamberty, o coordenador da Defesa Civil do município, Adalberto Chagas da Silva; os secretários municipais do Meio Ambiente e Urbanismo, Roger Maciel; de Obras e Serviços Públicos, Vanilson Pinto; e da Administração e Atendimento ao Cidadão, Silvia Pereira; entre outros servidores.

O laudo será entregue na próxima semana, porém, na reunião, os geólogos adiantaram que ao verificar o local, constataram que o volume de solo desmoronado era pouco expressivo e que nenhum grande dano estrutural foi conferido nas casas.

Mas devido as constantes chuvas fortes em Torres, serão realizadas iniciativas preventivas da parte da Prefeitura a partir do documento enviado. Foi comentado sobre disciplinar as águas do Morro do Farol, de maneira escalonada. a fim de evitar novos escorregamentos e principalmente recuperar o local de maneira natural, por meio de plantio.

Uma importante decisão foi tomada neste encontro como maneira de colaborar com a prevenção de enchentes. O município de Torres será monitorado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Conforme os geólogos, mais de 500 municípios no país fazem parte deste monitoramento. A condição para um município ser controlado pelo Cemaden é possuir um mapeamento de suas áreas de risco com deslizamentos em encostas, de alagamentos, enxurradas, solapamentos, entre outros danos decorrentes de um desastre natural.

Comentários

Comentários