Posto da Miraguaia recebe o programa ESF em Santo Antônio
Esse programa estabelece como ponto central, a criação de laços entre a comunidade e os profissionais ligados ao serviço de saúde. Com a inauguração, o atendimento será das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira com uma equipe composta de médico, cirurgião dentista, enfermeira, técnico de saúde bucal, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, serviço de apoio nutricionista e também contará com o essencial trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde que são as responsáveis pelas ações junto aos núcleos familiares da comunidade.
O modelo do ESF trabalha a situação inversa da medicina curativa, onde as ações preventivas proporcionam o não adoecimento da população, onde não se procura o médico somente quando se esta doente. A medicina curativa tem um ônus maior para os cofres públicos, que além dos custos elevados não proporciona atividades nas quais o indivíduo passa a ter responsabilidades sobre a sua própria saúde.
De acordo com a moradora Maria Ester Medeiros, essa ampliação irá melhorar muito a qualidade de vida da comunidade. “A partir de agora poderemos vir a qualquer hora do dia no posto de saúde e seremos atendidos. O atendimento já era bom e agora vai ser melhor ainda, a comunidade está muito orgulhosa”, explica.
Na comunidade ainda estarão disponíveis grupos de hipertensos e diabéticos, grupos de gestantes, os quais visam enfatizar cada vez mais as atividades preventivas em saúde.