Geral

Assinado convênio para início das obras da Escola SENAI da construção civil em Capão da Canoa

Na sede da FIERGS, em Porto Alegre, foi assinado um termo de cooperação para a instalação da Escola SENAI da Construção Civil de Capão da Canoa.

A unidade é uma extensão do Centro de Educação Profissional SENAI da Construção Civil de Porto Alegre e tem a parceria da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa e do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul – SINDUSCON-RS.

Estiveram participando do ato de assinatura o presidente do Sistema FIERGS/SENAI, Heitor José Muller, o diretor regional do SENAI, José Zortea, o prefeito de Capão da Canoa, Valdomiro Novaski, o presidente do SINDUSCON/RS, Ricardo Sessegolo, o vice-presidente do SINDUSCON-RS, José Nazareno Teixeira, e o secretário da Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, João Batista dos Santos.

O início da construção da unidade no município, numa área de três mil metros quadrados que foi cedida pela Prefeitura Municipal, localizada na Rua Honório Germano, próximo à Escola Pingo de Gente, está prevista para o próximo mês de junho do corrente ano e a conclusão das obras para o mês de março de 2015.

A unidade estará voltada ao ensino da construção civil, com oficinas de pedreiro, carpintaria, hidráulica e elétrica, salas de aula e área administrativa, onde será aplicado estudo para a utilização de método construtivo modular e industrializado, visando o baixo custo, a rápida execução e práticas inovadoras.

O prédio, com 826 metros quadrados, será construído em conformidade com a identidade arquitetônica das novas unidades do SENAI e os requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com oficinas e salas com iluminação e ventilação natural.

O custo total da obra está estimado em R$1.714.615,00.

O prefeito Valdomiro Novaski destaca que “a construção da unidade do SENAI em Capão é um divisor de águas, pois possibilitará a formação e qualificação de mão-de-obra especializada para a cidade e região do litoral norte”.

Para o vice-presidente do SINDUSCON-RS, José Nazareno Teixeira, “um dos principais problemas no setor da construção civil tem sido a mão-de-obra, pois faltam trabalhadores qualificados. Esta obra vai beneficiar toda a região que terá a possibilidade de encontrar nesta escola vários cursos de aprendizagem e qualificação, além de qualificar cada vez mais nossos empreendimentos, vai gerar novos empregos e maior ganho salarial para a categoria.

Comentários

Comentários