Deputado Alceu Moreira volta a cobrar do governo o curso de medicina no Litoral Norte
Em contato com os ministérios da Saúde e da Educação ele solicitou novamente ao governo federal que o novo edital para instalação de cursos permita a inscrição de municípios com população inferior a 70 mil habitantes, o que tornaria viável a instalação no Litoral Norte.
Desde março, Osório e a Facos têm todos os parâmetros exigidos aptos para receber o curso, com a exceção apenas do número de habitantes. Em documento protocolado recentemente nos ministérios o deputado explicitou que a região é, na verdade, um conglomerado urbano com 350 mil habitantes, o que caracteriza uma população superior ao exigido, mesmo que dividida entre os municípios.
“O conglomerado foi inclusive aprovado pela Assembleia Legislativa na época em que eu era secretário estadual da Habitação e tive à frente do processo”, lembrou.
De acordo com o deputado, o curso é importante para atender a demanda regional por médicos, bem como descentralizar o atendimento em saúde. “Além de qualificarmos alunos com um curso que possui muita demanda, vamos resolver um problema de saúde regional”, finalizou.