Vida & Saúde

População pode ficar tranquila em relação a foco de dengue em Imbé, segundo secretário

A população de Imbé pode ficar tranquila em relação a foco do mosquito da dengue encontrado na cidade. Conforme o secretário municipal da Saúde, Dr. Leandro Candiago, o mosquito não é o causador da doença, e sim o transmissor.

“O inseto tem que picar uma pessoa que já esteja contaminada e ai sim ele transmitirá a dengue. No entanto, não há casos de dengue no município e em nenhuma outra cidade do Litoral Norte”, informa o secretário.

Medidas já foram tomadas de forma antecipada, como o aumento no efetivo de agentes de combate a dengue e também o uso de fumacê. “Vale lembrar que a regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Isso evita o nascimento do mosquito”, complementa Dr. Leandro.

Como prevenir a dengue

Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importante que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação.

A dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

Comentários

Comentários