Abertura da Copa e crédito mais caro afetaram vendas no Dia dos Namorados
No final de semana que antecedeu a data (6 a 8 de junho), a atividade do comércio cresceu 1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, o fraco desempenho das vendas, além de ter coincidido com o dia de abertura da Copa do Mundo no Brasil, reflete “o encarecimento do crédito, o baixo grau de confiança dos consumidores e a inflação em patamar elevado”.
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) também registrou queda nas vendas para o Dia dos Namorados, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). No entanto, a entidade aponta queda maior, de 8,63%, na comparação entre os dias 5 a 11 de junho deste ano e o mesmo período do ano passado.
Assim como a Serasa, o SPC também atribui a redução nas vendas à abertura da Copa do Mundo e ao “atual cenário de aperto monetário e de inflação elevada”.
O Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães. Os produtos mais procurados nas lojas durante este período são itens de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, joias e bijuterias.