Vereadores de Butiá conhecem ações na Saúde Animal e Guarda Responsável de Arroio do Sal
Na pauta de interesse das autoridades do município da região Carbonífera o projeto que tem despertado os municípios gaúchos sobre Saúde Animal e Guarda Responsável de Arroio do Sal lançado em novembro de 2013.
No encontro também estiveram presentes os secretários Jucilei Pereira
(Administração) e Maicon Bauer (Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Desenvolvimento), além do veterinário municipal Jerônimo de Almeida.
A equipe da Secretaria do Meio Ambiente fez uma explanação do Programa de Saúde Animal que tem pilares na legislação para ter continuidade, na castração e na educação ambiental para conquistar parceiros e multiplicadores.
“A diligência tem o objetivo de buscar subsídios para contribuir com o debate que ocorre em Butiá sobre o controle das populações de animais”, destacou o vereador e radialista Mauricinho. Ele registrou que vai levar toda a documentação oferecida pelo prefeito Luciano Pinto para divulgar aos seus colegas, ao Executivo e para a ONG Amigos do PET que tem questionado muito as ações das autoridades. O vereador Maurício ainda informou que convidou os integrantes da ONG para acompanhar a visita mais ninguém se apresentou.
Luciano Pinto informou que o Programa de Saúde Animal tem o reconhecimento do Conselho regional de Veterinária do RS que leva como modelo para os municípios do RS. Também ressaltou a implantação do Programa da Casa do Acolhimento para pacientes em consulta na capital. O prefeito repassou a lei pioneira que instituiu a ação no município para beneficiar a comunidade.
O Secretário do Meio Ambiente apresentou o trabalho do município no controle populacional de cães e gatos, destacando que até o final do ano serão 250 castrações realizadas. Atualmente já foram realizadas 103 procedimentos com fêmeas.
Recentemente a Prefeitura de Arroio do Sal recebeu a visita com o mesmo objetivo de autoridades de Tramandaí.