Após temporais no estado, Metsul alerta que o quadro é ainda muito preocupante - Litoralmania ®
Geral

Após temporais no estado, Metsul alerta que o quadro é ainda muito preocupante

Após os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas horas, a MetSul Meteorologia alerta que o quadro é ainda muito preocupante e de tempo bastante severo no restante desta sexta-feira e durante o fim de semana.

Na tarde e noite desta sexta, a parte Central do Estado, incluindo Porto Alegre e região, segue sujeita à chuva forte a torrencial em alguns pontos com risco de temporais isolados de vento e granizo com raios.

A frente quente começa a recuar para o Sul e pode trazer chuva forte e temporais para a Metade Sul e parte do Oeste na noite entre esta sexta e o começo do sábado. No decorrer do sábado, a frente quente traz chuva forte a intensa para o Sul e o Oeste, como na fronteira com o Uruguai e região de Uruguaiana, enquanto nas demais regiões o sol aparece com nuvens e faz calor acima de 30ºC em alguns pontos.

Nestas áreas com sol, o vento Norte pode soprar muito forte, com rajadas até intensas em cidades de vales e do Centro do Estado, com risco de danos, especialmente para a rede elétrica.

A frente faz o caminho inverno, agora como fria, deslocando-se de Sul para Norte no domingo. Traz chuva desde cedo para pontos do Sul, Oeste e o Centro do Estado e da tarde para a noite para o Norte e o Nordeste gaúcho, onde o dia vai começar com uma madrugada muito quente e com forte a intenso vento Norte.

Por encontrar ar muito quente em sua dianteira e com uma corrente de jato em baixos níveis significativa atuando, esta frente deve trazer tempestades no domingo para a maioria das regiões com risco de chuva forte a torrencial de curta duração e granizo.

A maior preocupação é o risco de vendavais durante a passagem da frente fria. Com a presença da forte corrente de jato (vento) em baixos níveis, aumenta muito o risco de vendavais fortes a violentos com possibilidade de episódios *extremos e destrutivos* de vento aqui no Rio Grande do Sul.

Comentários

Comentários