Prefeitura apresenta Plano Viário de Torres à população
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Participação Cidadã, Carlos Cechin, que junto com sua equipe fez a apresentação do plano, a iniciativa contempla um antigo anseio da comunidade e segue as recomendações em âmbito federal no que se refere a mobilidade urbana. Salientou que o trabalho resulta de debate dos técnicos da Prefeitura junto com profissionais da Ulbra, Asenart, Crea, IAB e Fundest.
Por meio de um power point foi tudo detalhado aos presentes, sendo que ocorreu maior destaque para o projetos das rotatórias, malha cicloviária, revitalização da Avenida Castelo Branco, terminal de ônibus, calçadão da Joaquim Porto, além da malha cicloviária no entorno da Lagoa do Violão.
O evento foi aberto ao público em geral e várias sugestões foram apresentadas. Estavam presentes secretários municipais, o vice-prefeito Ildefonso Brocca e lideranças de diferentes segmentos da cidade. A prefeita agradeceu às contribuições, destacando que todas seriam estudadas. 'É muito importante a participação popular”, disse. Foram apresentadas ações como a instalação de rotatórias para melhoria do fluxo de veículos e acessos junto a Avenida Castelo Branco, acesso ao Condomínio Reserva das Águas e Avenida Silva Jardim, na Rua Carlos Barbosa, acesso à ponte do Passo de Torres. Abrigos em paradas de ônibus serão instalados. Será instituído também o estacionamento rotativo pago em vias centrais. A padronização das calçadas será incentivada.
Seguindo com a apresentação, técnicos da Prefeitura numeraram vias públicas que passarão a ter sentido único em determinados trechos, Em cruzamentos de vias com alto fluxo de veículos serão instalados dispositivos de redução de velocidade com sinalização horizontal e vertical. O canteiro central da Avenida General Osório sofrerá redução nas suas dimensões visando a abertura de mais vagas paralelas de estacionamento.As paradas de ônibus serão instaladas sempre no final da quadra beneficiando o fluxo de veículos. Outra boa novidade é que todas as quadras na área urbana deverão ter instalação de bicicletários com o objetivo de atender a alta demanda dos usuários.