Assinado acordo para administração do Aeroporto Regional de Torres
O acordo teve por finalidade determinar a forma de encaminhamento e funcionamento da administração do Aeroporto de Torres que é composto por pista de pouso e decolagem, terminal de passageiros, áreas de hangaragem, pátio de manobras, estacionamento de veículos, EPTA, estação meteorológica, estação de rádio, vhf, sistema avasis, balizamento noturno, farol rotativo, biruta iluminada, casa de força e subestação. Conforme Rômulo Medeiros Saraiva, “esta parceria é importante pois a manutenção das boas condições do aeroporto é que vão possibilitar novos convênios”. Anunciou que está sendo realizado uma licitação para empresa de consertos em helicóptero.
A prefeita agradeceu a todos que de uma maneira ou outra contribuíram para o desenvolvimento do Aeroporto. “O Aeroporto hoje tem outra realidade, somos um governo de realizações, não ficamos na teoria”. Ela agradeceu ao empenho, por exemplo, do diretor de Desenvolvimento Comercial e Industrial, da Prefeitura, Kennedy Gularte Seger, que fez ampla divulgação do local na mídia, e da administradora regional do Aeroporto, Janaína Cândido, que fez toda a amarração jurídica para o acordo. A prefeita destacou também bons serviços prestados pela local, como o de meteorologia que serve como referência para vários pontos do país e é realizado pelo controlador de voo, Carlos Rogério Leme Navarro. Ainda destacou o trabalho da Escola Realizar, que deu grande visibilidade ao município.
Torres é reconhecida como cidade de formação de pilotos
Quem contribuiu em muito para o alto número de decolagens e pouso no local é a Realizar Escola de Aviação Civil, criada no início de 2011 com o objetivo de ser uma referência em ensino aeronáutico.
A Realizar disponibiliza ao mercado, profissionais com formação completa e qualificada. A Escola já formou mais de 450 pilotos, estes vindos de diversas partes do Brasil e do exterior como Cabo Verde, Angola, Argentina, entre outros.
Localizada no Aeroporto de Torres-RS, a Realizar conta com hangar próprio, escritórios, simuladores, sala de aula, salas de avaliação pré e pós-voo, biblioteca e sala de descanso, sendo assim um dos hangares mais completos do Brasil. Conforme o comandante da Realizar, Joel Kras, o Aeroporto de Torres oferece uma estrutura ideal para o aprendizado. Possui pista de 1.500 metros de comprimento, asfaltada.