Geral

Legislativo tem três mulheres vereadoras pela primeira vez na história política de Tramandaí

A reunião ordinária de segunda-feira (4) teve um fato marcante para a história política de Tramandaí. Pela primeira vez, o Legislativo Municipal passou a contar com três mulheres vereadoras.

A convite do vereador Junior Sessim (PRB), Jilmara de Oliveira Ramos, suplente da coligação pelo PTB, assumiu a sua cadeira. Junior pediu licença para cuidar de assuntos pessoais.

No início da sessão legislativa, Jilmara foi recepcionada pelos líderes de bancadas, com o apoio de familiares e amigos que lotaram o plenário. O vereador Luiz Motti, líder do PMDB, deu lugar à vereadora Lauda Cardoso para fazer as honras pelo partido na recepção. A nova edil prestou juramento e participou da primeira reunião que não apresentou assuntos polêmicos, permitindo que Jilmara se ambientasse com maior tranquilidade.

Em seu primeiro pronunciamento, visivelmente emocionada, Jilmara agradeceu ao vereador Junior Sessim a oportunidade de assumir a cadeira e disse estar dedicando o seu diploma e esse momento especialmente ao pai, Domiciano Ramos. “Ele disse que um dia me veria aqui, e nós conquistamos pai, aqui estou”, disse ela, sem conter as lágrimas.

A vereadora salientou que sempre esteve na militância política, que gosta de trabalhar pela comunidade e ressaltou sua disposição em fazer o melhor dentro de suas atribuições durante o tempo em que permanecer no cargo. “Eu conheço bem a comunidade e suas necessidades. Tenho como minhas principais bandeiras as crianças e adolescentes, que são o futuro da sociedade, e as mulheres, que são a base de tudo”, disse.

Jilmara foi conselheira tutelar por quadro mandatos, e duas vezes candidata a vereadora, tendo conquistado a suplência com 292 votos.

A vereadora Jilmara foi saudada pelos colegas que fizeram questão de lhe dar as boas-vindas.
 
Clairton Sessim (PP) – Mesmo ainda abalado pela perda do pai, fez questão de ir à tribuna parabenizar a nova colega e desejar um bom trabalho, estendendo à sua família, presente no plenário, lembrando o trabalho social que Jilmara sempre realizou junto à comunidade.

Lauda Cardoso (PMDB) – “Esse é um momento histórico para as mulheres em Tramandaí, é o apoderamento da mulher que hoje representa a maioria em população, em eleitores e no comando familiar, e por isso precisa ocupar seus espaços também dentro da política”, disse Lauda.

Flavinho Corso (PDT) – “Oportunizar a participação do suplente no mandato é elogiável e importante, tendo em vista a importância dos votos de cada um ao titular. E falando de Julmara, logo percebemos que isso é ainda mais, é merecimento pelo trabalho que ela desempenha na comunidade”, salientou.

Teresinha Silveira (PPS) – “Suplente ou titular, não importa, tu és vereadora de nossa Tramandaí e uma força importante para a conquista, gradativa, da equidade de gênero na política de nossa Tramandaí”, salientou a vereadora que é militante das causas de gênero.

Paulo Costa (PMDB) – “Eu tive a felicidade de estar presidente dessa Casa neste momento, que é histórico nos mais de 40 anos de política de Tramandaí e tenho certeza de que a vereadora irá somar muito ao trabalho desse legislativo”, saudou o presidente.

Comentários

Comentários