Fifa reconhece título mundial do Palmeiras
A Fifa oficializou o Palmeiras como o primeiro campeão mundial de clubes, pela conquista da Copa Rio no ano de 1951. A equipe alviverde tenta reconhecer o título como Mundial junto à entidade máxima do futebol desde 2001.
Membros do Palmeiras enviaram um dossiê sobre a conquista da Taça Rio à sede da Fifa, localizada na Suíça, a fim de que a entidade pudesse analisar o caso e dar o seu parecer.
Com a decisão favorável, a diretoria do Palmeiras já planeja colocar uma estrela amarela acima do escudo do time na camisa oficial.
Um dos historiadores que trabalharam na confecção do dossiê sobra a conquista, o conselheiro do clube Roberto Frizzo deu um recado aos trocedores do Palmeiras. “Vão às ruas, comemorem, somos os primeiros campeões mundiais!”, exaltou, em entrevista à Jovem Pan.
“O título foi resultado da dignidade do futebol brasilerio, abatida após a derrota em 1950 (na final da Copa do Mundo, para o Uruguai, em pleno Maracanã)”, completou o conselheiro.
Frizzo ainda comentou sobre o que o clube fará após a decisão da Fifa. “Eu acredito que tem que ter uma camisa com algum sinal de que fomos campeões mundiais. Uma estrela de ouro seria um ícone interessante”, declarou.
A Copa Rio foi realizada em São Paulo e no Rio de Janeiro e teve a participação de Juventus (Itália), Estrela Vermelha (Iugoslávia), Olympique Nice (França), Sporting (Portugal), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai) e Vasco da Gama, além do Palmeiras. O time alviverde foi campeão após derrotar a equipe italiana na decisão.