Secretaria Municipal da Saúde convoca população para recadastramento em Torres
A qualidade da assistência prestada pela Prefeitura deve melhorar em muito com a informatização. Para que a população venha usufruir das melhorias é preciso que todo o usuário da rede municipal faça o seu recadastramento, diz a secretária de Saúde, Karla Mattos. Prontuário eletrônico, confirmação de agendamento de consultas, marcar exames no momento da consulta e controle na entrega de medicamento são alguns dos benefícios da informatização da saúde. O recadastramento deve ser feito junto ao agente comunitário de saúde. Se o bairro do usuário não contar com agente, deve dirigir-se ao seu ESF de referência ou ao Posto Central. A maior dificuldade encontra-se junto aos usuários que estão sem cobertura dos agentes comunitários e é para estes que a secretária faz o apelo.
Fazer o recadastramento é bem fácil, os dados do usuário serão colhidos pelo agente, por um funcionário do ESEF do bairro ou do Posto Central no caso do morador ser atendido neste local. Basta penas apresentar o CPF, Cartão SUS, Título de Eleitor, Carteira de Identidade e Comprovante de Residência. No caso de qualquer dúvida quanto ao recadastramento, o usuário pode se informar na unidade de saúde mais próxima de sua casa. A partir de outubro, a agilidade no atendimento dos que não se cadastraram ficará prejudicada.
A secretária Karla Mattos disse ainda que a informatização é um divisor de águas. Além da medida melhorar a qualidade na prestação de serviço do município ao torrense, “com as informações centralizadas será possível criar políticas públicas específicas para a população”. A implantação se dará por etapas. Num futuro próximo, a informatização também será integrada ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e aos laboratórios conveniados ao município.