Hospital de Osório divulga nota sobre suposto desvio de recursos na instituição - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Hospital de Osório divulga nota sobre suposto desvio de recursos na instituição

Foi apreendido na última sexta-feira, um computador do hospital de Osório. Segundo informações da Polícia Civil, a máquina seria da contabilidade e tem o objetivo de averiguar ocorrência de um suposto desvio de recursos.

O computador deverá passar por uma perícia para esclarecer a denúncia.

Diante dos fatos, o Hospital São Vicente de Paulo divulgou uma nota oficial sobre o caso em sua página na internet. Confira abaixo na íntegra.


“A Associação Beneficente São Vicente de Paulo, mantenedora do Hospital de idêntico nome e natureza, com sede na cidade de Osório, em face de recente e relevante fato havido na gestão financeira da entidade, vem a público prestar esclarecimentos como segue.

CONSIDERANDO a atual situação do Hospital, no qual se encontram totalmente paralisados seus serviços, com exceção do setor de HEMODIÁLISE, em face do sinistro elétrico e incêndio ocorridos que atingiu parte de sua estrutura e com reflexo em todo o complexo hospitalar;

CONSIDERANDO a expectativa da população, assim como as demais integrantes dos municípios vizinhos pela sua reabertura;

CONSIDERANDO ser o hospital o único estabelecimento deste porte no município;

CONSIDERANDO que o hospital é uma entidade filantrópica, privada e sem fins lucrativos, que exerce suas atividades no atendimento a saúde de sua população e é mantido especialmente por meio de recursos públicos;

CONSIDERANDO a extrema dificuldade financeira que experimenta em face de não estar auferindo renda alguma em virtude de sua inatividade;

CONSIDERANDO a vigência parcial do contrato firmado entre o Hospital e o Município do Osório, onde parcialmente o serviço de atendimento médico vem sendo prestado, o que  permite a manutenção e pagamento dos serviços médicos;

CONSIDERANDO o apoio financeiro do Governo do Estado para adimplemento da folha de pagamento dos demais trabalhadores e algumas despesas de custeio,

Esclarecemos a população que, recentemente, por determinação do Diretor Presidente da entidade, foi procedida investigação administrativa no setor Financeiro/Contábil da entidade, onde restou detectado possível fraude contábil, por meio de desvio de dinheiro em benefício direto de um empregado da Associação Hospitalar.

Trata-se o valor desviado das contas do hospital de quantia razoável.

Pela prova documental até então obtida, verifica-se que o ilícito vem ocorrendo desde o mês de julho do ano de 2006, tendo se perpetuado no mínimo há 08 (oito) anos.

De posse de dados e informações, a Diretoria da entidade encaminhou a autoridade policial, Sr. Delegado de Polícia, notícia crime, juntamente com documentos e relato do acontecido.

Ato contínuo, a pedido da autoridade policial, foi determinado pelo Juízo da Vara Criminal medidas liminares acautelatórias, dentre elas a de Busca e Apreensão do computador do setor Financeiro/Contábil do Hospital.

O trabalhador que está supostamente envolvido de forma diretamente ao acontecido foi imediatamente suspenso de suas funções.

Foi determinada a imediata instauração de processo Administrativo pelo Diretor Presidente com o objetivo de apurar responsabilidade funcional.

Em reunião na data de 09.09.2014, a requerimento do Diretor Presidente, foi convocada reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Hospital onde foram expostos aos Conselheiros os presentes fatos.

O procedimento investigatório, a cargo da autoridade policial, corre em segredo de justiça.

A Diretoria, pautando pela transparência de seus atos e de todos os fatos que envolvem o Hospital, entendeu por bem levar a público o acontecido.

Por fim, entendemos ser de fundamental importância levar ao conhecimento da população o acontecido, em especial a residente no Município de Osório, eis que o Hospital pertence à sociedade osoriense, devendo esta ter conhecimento de todos os fatos que lhe dizem respeito, quer sejam eles positivos ou negativos.

A saúde e a honestidade são os bens maiores, que todos devem preservar.

Atenciosamente

Osório, 10 de Setembro de 2014.

Francisco Luiz Moro – advogado

Diretor Presidente – ABSVP”

Comentários

Comentários