Geral

Cavalgada de Arroio do Sal: a jornada de Dom Pedro I no extremo norte do RS

Mais do que recontar a história do Brasil, protagonizada pelo Imperador Dom Pedro I, em dezembro de 1826, na sua primeira e única passagem pelo Estado do Rio Grande do Sul, a cavalgada realizada na tarde do domingo (21), de Torres à Arroio do Sal, com 5 horas de duração, começa a acrescentar novas páginas inéditas referentes ao passado do país e contribui com a descoberta da história das origens do município de Arroio do Sal.

Um grupo de nove cavalarianos se revezaram em 6 cavalos num percurso de quase 30 km do Parque da Guarita até Arroio do Sal, município onde o jornalista e escritor Nelson Adams Filho acredita e defende a tese que tenha sido o local do primeiro pernoite do Imperador no RS.

Nelson Adams tem se dedicado a pesquisa da passagem de Dom Pedro I pelo Estado e propôs ao prefeito de Arroio do Sal o projeto de reescrever esta história pouco conhecida ou até então incorreta, considerando os relatos manuscritos de viagem do Imperador.

A cavalgada foi composta pelo próprio chefe do Executivo de Arroio do Sal e acompanhada pelo patrão do CTG Rincão de Estância e Vereador José Deoclides Nunes da Silveira (Cridão), pelo secretário de Turismo, Esporte, Indústria e Comércio de Arroio do Sal, Mateus Coelho Ribeiro, além da família do ex-patrão do CTG Rincão de Estância, Celso Nunes. Celso se revezou no trajeto com a sua esposa, a ex-secretária de Educação e Cultura do município, a professora Andréia Nunes, e os filhos Miguel e José Henrique Santos Nunes.

A integrante mais jovem da cavalgada foi Andressa da Silva Padilha, 12 anos, que teve a companhia do pai Eracy Padilha, seguindo a tropa no apoio com carro.

A emoção na saída, presente em cada um dos participantes daquele que passa a ser um dos momentos históricos da nossa história futura, logo deu lugar ao desafio de enfrentar inúmeras intempéries climáticas, como a grande intensidade do vento sul vindo na direção contrária e os diversos períodos de chuva fraca e forte em vários trechos em revezamento com as aberturas de sol entre as nuvens.

A cavalgada foi registrada e apresenta um acervo fotográfico de mais de 200 fotos e outras dezenas de vídeos com 2,24 GB de imagens. Ao final do percurso, já no anoitecer, às 19horas e 15 minutos, o grupo de cavalarianos e a equipe de apoio chegou no arroio central de Arroio do Sal, para satisfação geral de todos os organizadores do evento.

Na partida ainda estiveram presentes o escritor Nelson, a primeira-dama de Arroio do Sal, Gilseia de Oliveira, o secretário de Administração de Arroio do Sal, Jucilei Pereira da Silva, e a colunista do jornal Diário Gazeta, de Torres, Angelita Vieira.

Na chegada foram recepcionados na beira-mar pela secretária de Educação e Cultura de Arroio do Sal Iara Schaly Melo e pelo jornalista Nelson Adams.

Comentários

Comentários