Corsan elenca fatores que podem ter causado “amarelamento” na água de Osório
O superintendente regional da Corsan, Osvaldo Paiva, elencou algumas possibilidades do “amarelamento” existente na água de muitos moradores da cidade de Osório nos últimos dias.
O Litoralmania no dia de ontem conversou com um funcionário da empresa que disse não estar autorizado a falar sobre o assunto, mas garantiu que o problema não causaria risco algum a saúde das pessoas. Também afirmou que os hidrantes foram abertos nessa quinta-feira e novamente será nesta sexta, já como forma de acelerar a normalização da coloração da água.
Para Osvaldo Paiva, os eventos que podem ser o causador do “amarelão” na água, são:
– Qualquer intervenção nas redes – Infiltrações, qualquer vazamento que possa ter pego alguma rede estourada e entrado alguma água da chuva para dentro.
– Alterações de pressões. Pode ser que a pressão tenha aumentado mais, provocando os desprendimentos destas matérias.
– Alterações no tratamento da água. Mais cloro, menos cloro no processo.
– Retorno da água de poço. Se o usuário está usando a água da Corsan e tem água de poço artesiano, pode ter este retorno. Este problema já estaria sendo tratado com a prefeitura, no sentido de lacrar estes poços existentes.
O superintendente também afirmou que no mapeamento feito na cidade, pôde se constatar que os pontos que tem reservatórios não houve problemas de água colorida. Só houve o caso em locais que a Estação de Tratamento manda água direta para a casa dos consumidores.
O fato é que não se sabe ao certo o que teria causado a cor “amarelada” na água dos osorienses, mas resta à população acreditar na Corsan que garante que a coloração não traz risco algum para saúde do consumidor, ou então partir para a compra de água mineral em estabelecimentos comerciais que trabalhem com o produto.