Empresários de Torres aprendem sobre potencial do município
Conhecer os principais pontos turísticos de Torres e aprender sobre a história e a cultura da localidade são os objetivos da ação que levará 30 empresários da cidade a uma visita guiada ao próprio município. A jornada será realizada no dia 16 de agosto e também vai contemplar o Parque Nacional de Aparados da Serra, na Região Nordeste do Estado. A iniciativa é promovida pelo Projeto de Turismo Litoral Norte Gaúcho, ação impulsionada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). Em Torres, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal e tem o objetivo de ampliar o conhecimento de empresários dos setores de gastronomia e de meios de hospedagem a respeito do município de Torres e seu entorno.
“É muito importante que esses empresários conheçam bem o município, pois estão em contato direto com os turistas”, explica a gestora do projeto, Andreia Diel. Ela destaca que os empresários também farão visitas a empreendimentos representados no grupo. “Com isso, eles também irão fortalecer os contatos entre si e terão a oportunidade de avaliar o atendimento prestado”, afirma. Ações semelhantes foram realizadas em Osório e Santo Antônio da Patrulha, municípios que também integram o projeto.
Pela manhã, o grupo irá visitar a Torre do Meio (formação geológica entre a Praia da Guarita e a Praia da Cal) e o centro histórico de Torres. “Além de seus próprios atrativos, Torres também é o ponto de partida para o Parque Nacional de Aparados da Serra”, destaca o sócio-proprietário da Blue Beach Tur, Marcelo Müller, agência que ficará responsável por conduzir o grupo. A empresa atua em Torres desde 2000. “Somos pioneiros na atividade de turismo receptivo no município”, explica Müller. A ida aos Aparados da Serra ocorrerá na parte da tarde.
A Torre do Meio é um dos três grandes rochedos cuja existência inspirou o nome da localidade, uma das mais prestigiadas praias do Rio Grande do Sul. Os rochedos têm origem vulcânica, formados por rochas basálticas, do período jurássico/cretácio, com aproximadamente 140 milhões de anos. Torres é um dos núcleos mais antigos do Estado. Entre 1774 e 1776, foi instalada na região a Guarita Militar de Itapeva e Torres. A povoação se deu principalmente por colonos açorianos.
O Projeto de Turismo Litoral conta com a participação das Prefeituras de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras e Xangri-lá, além disso, está atendendo aos setores de bares, restaurantes, quiosques, pousadas, hotéis, camping, propriedades rurais, artesanato, agências de turismo, empreendimentos de esporte e aventura. Atualmente, participam do projeto aproximadamente 380 empresários da região.