Holanda oferece apoio ao RS
A governadora Yeda Crusius recebeu, no final da tarde desta quinta-feira (16), uma delegação do Escritório de Representação da Holanda no Rio Grande do Sul, liderada por Philippe Schulman. O escritório funciona há nove anos, para tratar de integração com empresas privadas e com o governo. Na visita à governadora, foi demonstrado interesse em intercâmbio no setor de saneamento e oferecida a possibilidade de o Governo do Estado contar com a colaboração de técnicos holandeses em projetos de despoluição da Região Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com o secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, que também participou do encontro, a parceria viria em benefício, por exemplo, da bacia hidrográfica do rio do Sinos. “A experiência da Holanda nessa área é muito grande”, destacou. Além da proposta de apoio técnico, os representantes do escritório no Rio Grande do Sul convidaram o governo gaúcho a enviar uma missão à Holanda, ainda neste ano, para conhecer empreendimentos de infra-estrutura e logística.
“A Holanda tem pioneirismos nessa questão e é, possivelmente, o país mais bem-estruturado em hidrovias e portos. E nós, no Rio Grande do Sul, estamos determinados a incentivar o crescimento logístico também por meio da navegação interior, que já foi forte na década de 1950 e precisa ter sua eficiência retomada, em razão dos investimentos que estão vindo para o Estado de setores como papeleiro e naval. A Holanda tem muito a nos ensinar”, afirmou o secretário.
Participaram também do encontro os secretários do Meio Ambiente, Otaviano Brenner de Moraes, de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, e da Comunicação Social, Paulo Fona, o secretário executivo das Câmaras Setoriais, Erick Camarano, e a diretora-presidente da Fepam, Ana Pelinni.