Al-Qaeda planeja ataques de 'alto impacto' contra os Estados Unidos, diz CIA
A rede terrorista al-Qaeda planeja lançar ataques de “alto impacto” contra os Estados Unidos, com um poder de destruição “impressionante” e uma enorme quantidade de vítimas.
A advertência, tornada pública nesta sexta-feira (7), é do diretor da CIA (agência de inteligência norte-americana), Michael Hayden.
“Nossos analistas garantem que a liderança central da al-Qaeda está planejando ataques de alto impacto nos Estados Unidos”, afirmou Hayden nesta sexta-feira, durante uma audiência ao Conselho de Relações Internacionais, em Nova York.
“A al-Qaeda está focando em alvos que podem produzir destruição em massa, muitas vítimas e significativos problemas na economia”, disse.
ara o chefe da CIA, a al-Qaeda protegeu ou regenerou elementos fundamentais de sua capacidade de ataque. “Isto significa que há santuários em áreas tribais do Paquistão, com gente operacional e dirigentes dedicados ao planejamento” destas ações, afirmou.
O alerta está sendo divulgado dias antes de 11 de setembro, quando se completam 6 anos dos ataques terroristas que mataram cerca de 3.000 pessoas nos Estados Unidos.
Bin Laden, 6 anos depois
O governo norte-americano recebeu nesta sexta-feira (7) um novo vídeo atribuído a Osama Bin Laden, enviado alguns dias antes do sexto aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, planejados pelo líder da rede Al-Qaeda.
A fita está sendo analisada pelos serviços de inteligência americanos, que ainda devem verificar sua autenticidade e a data da gravação, especificou um alto representante americano, que não quis ser identificado.
Esse é o terceiro vídeo de Bin Laden em três anos. O último foi divulgado em 2004.