Manifestantes pedem reintegração de Taiwan à ONU
Milhares de taiwaneses saíram às ruas neste sábado (15) em Kaohsiung (sul) para pedir a reintegração de Taiwan à Organização das Nações Unidas (ONU). Atendendo ao apelo do partido no poder, o DPP, os cerca de 30 mil manifestantes segundo a política, e 300 mil segundo os organizadores, se reuniram para pedir um referendo sobre a adesão de Taiwan à ONU.
Os eleitores do DPP exibiam camisetas com a frase “UN for Taiwan” (ONU para Taiwan). O presidente taiwanês, Chen Shui-bian, e o futuro candidato à presidência, Frank Hsieh, devem falar aos taiwaneses no exterior que estão reunidos em frente à sede da ONU, em Nova York.
“Dêem uma chance a Taiwan de voltar para a ONU”, bradou Hsieh.
Taiwan, que se chama oficialmente República da China, perdeu sua cadeira na ONU em 1971 por causa da República popular da China, da qual se separou em 1949 após uma guerra civil.
As tentativas de Taipei de reintegrar a ONU foram sistematicamente bloqueadas por Pequim, que considera Taiwan uma parte de seu território.
Semana passada, o presidente chinês, Hu Jintao, advertiu Taipei contra este referendo, dizendo que ele pode mergulhar a região num “período talvez perigoso”.