Geral

Ministério autoriza comercialização de sementes de arroz com menor germinação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento autorizou a comercialização de sementes certificadas da variedade IRGA 422 CL com germinação abaixo do previsto em lei. Por se tratar de um caso emergencial, em que o Estado corria o risco de desabastecimento dessa variedade, o ministério permitiu a comercialização.

Conforme o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, entre as amostras que estão sendo recebidas dos produtores de sementes certificadas da cultivar IRGA 422 CL, constatou-se que cerca de 27% estavam com germinação abaixo de 80%. “As amostras apresentaram problemas de germinação se comparadas ao padrão nacional de sementes de arroz”, disse.

Fischer acredita que o problema tenha sido causado pelas condições ambientais no momento da colheita, já que as recomendações técnicas, como ponto de colheita e secagem específicas para sementes de arroz foram seguidos pelos produtores. “A demanda por esse cultivar é grande e é de interesse do Irga preservar o sistema oficial de sementes e garantir o abastecimento da variedade”, explicou.

O padrão normal de germinação para sementes de arroz é de 80%, nas categorias básica, C1, C2, S1 e S2. Com a nova definição, ficam autorizadas sementes com 70% de germinação para o cultivar IRGA 422 CL, mas apenas para a safra 2007/08. A reivindicação junto ao ministério foi realizada pela Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul, Núcleo de Produtores de Sementes de Arroz da Apassul e Irga.

No Rio Grande do Sul, o Irga é a entidade certificadora de sementes e acompanha tecnicamente todo o processo de produção junto aos produtores dessa modalidade.

Comentários

Comentários