A Bolha
O encontro foi uma iniciativa do jovem jornalista MARCOS GODOI, diretor da RÁDIO WEB G33, veiculo de comunicação de grande importância no meio jornalístico e de grande audiência, no estado, no Brasil e no mundo que, hoje, fica tão próximo quando utilizamos a internet. No desenvolvimento do tema o palestrante, com muita propriedade e objetividade, colocou os participantes a par das modernas tecnologias de transmissão via TV digital e 3D, nas quais a qualidade de imagem e som são impressionantes.
E, o que é mais importante, disse que há espaço para melhorar… Nos deu conhecimento das modernas formas de utilização de mídia, para apresentação de produtos ou serviços ao publico consumidor. Falou, da importância da MARCA CAPÃO DA CANOA e que, a divulgação do GAROTA VERÃO, leva noticias da nossa praia, para todo o nosso estado e para os demais, aonde existe cobertura do Grupo RBS.
Foi trazido ao conhecimento a quantidade de inserções sobre CAPÃO DA CANOA, durante o período de novembro , dezembro de 2011 e janeiro de 2012 que, em média, atingem a expressiva marca de 800 chamadas mensais. O palestrante informou que o modelo operacional implantado em CAPÃO DA CANOA, tem sido objeto da atenção de jornalistas internacionais que, interessados pelo projeto, reiteradamente, solicitam informações sobre o mesmo! Finda a explanação ficou claro que a parceria de 30 anos é importante para a município, para a região do litoral norte e para o estado.
É evidente que,também, é importante para a RBS, pois é remunerada, pelo trabalho desenvolvido. Finda a palestra foi aberto espaço para debates. Um vereador do município tomou palavra e em prolixo pronunciamento disse que o GAROTA VERÃO produzia uma invasão de farofeiros a nossa praia e isto tinha que acabar (???) e explicou que a Câmara de Vereadores, tinha votado contra o valor a ser pago pelo município, como remuneração pela inserções publicitárias e pela realização do GAROTA VERÃO!!!
O executivo do RBS explicou que, se toda a exposição em mídia que fala de CAPÃO DA CANOA, fosse cobrada, com certeza, o valor ficaria imaginável.
Para os participantes ficou claro que o GAROTA VERÃO deste ano, vai se realizar e nem se pode imaginar que a parceria CAPÃO DA CANOA e RBS, possa sofrer solução de continuidade pois, isto, seria muito ruim para a cidade que, nos últimos anos já perdeu alguns eventos de importância.
Fica dos fatos, principalmente, a necessidade que Capão da Canoa tem, de furar a BOLHA ECONÔMICA, SOCIAL E POLITICA na qual se encontra presa e ver os negócios, os eventos turísticos e de lazer, as relações sociais, comerciais, e políticas que acontecem em outras comunidades e deles tirar o exemplo para poder crescer em todos os sentidos tornando-se liberta da “safra” de verão e da inércia e da miséria nas quais hiberna nos demais meses do ano.
Mas, para isto é preciso que o poder público – Executivo e Legislativo- alargue seus horizontes, qualifiquem seus quadros, pensem grande, deixem de olhar para os buracos da Paraguassú e mirem o mar, além do horizonte.
É preciso que os empresários e investidores acreditem que construir um cidade não é ,somente, levantar prédios e condomínios mas é, principalmente, construir uma cultura alicerçada na participação, no envolvimento de todos para a edificação maior que trará o bem comum, a felicidade, a segurança e o progresso.
Quando insto acontecer, com certeza, Capão da Canoa, não será mais presa da bolha corporativista pública e privada e as verbas do GAROTA VERÃO e de muitos outros eventos se constituirão, não em DESPESAS que podem ser aprovadas ou rejeitas por suas excelências os vereadores, mas em INVESTIMENTOS com retorno certo para a comunidade que terá orgulho de aqui morar, produzir riquezas e aproveitá-las, coletivamente.