A Festa do Divino Espírito Santo 2013 de Osório
Logo após a celebração, foi realizada e primeira folia da Festa de 2013. O casal festeiro do ano passado (Prof. Joaquim e esposa), recebeu a folia com a presença do casal festeiro de 2013 (Vitor Hugo G. Ferreira e Maria Inês Ferreira), do Padre Hilário, o Mestre da Folia e demais membros e muitos convidados.
Origem da Festa do Divino
Nosso país recebeu a tradição desta festa dos casais açorianos que povoaram o Brasil, em especial Santa Catarina, a partir de 1748, e o Rio Grande do Sul, a partir de 1751. A devoção do Divino Espírito Santo chegou ao Brasil junto com os portugueses e em nossa região, mais especificamente, com os açorianos.
A Folia do Divino
Trata-se de um grupo de pessoas, que fazendo parte ou não de uma irmandade religiosa, sai de porta em porta, tanto no meio urbano quanto rural, levando à frente uma bandeira e através de louvações solicitam contribuições para os festejos que se aproxima. Os membros de uma folia são denominados: mestre, ajudante de mestre, contramestre, ajudante de contramestre, além do procurador e do tamboreiro, este imprescindível.
Ao som de gaita, violão, rabeca, e às vezes triângulo, cantam eles quadrilhas mais ou menos decoradas. Esta formação pode variar de acordo com cada região e cidade.
Na folia podemos distinguir os seguintes momentos: chegada à frente da casa; entrada na residência; louvação; peditório; agradecimento e despedida. Foi o que aconteceu na casa do Prof. Joaquim no último domingo.
Os Casais Noveneiros de 2013:
João J. de Oliveira e Erica Arboite
Ronaldo Citton e Clarine C. Citton
José M. Carvalho e Idê L. Carvalho
Eduardo Vivian e Simone M. Vivian
Débora Freitas e Dalva Freitas
Renato Farias e Andréa Farias
Cristiano Zarte e Janine C. dos Santos
Danilo Borba de Souza e Neusa Maria C. de Souza
Vild O. Martins e Eliseth Martins
A Festa do Divino Espírito Santo de 2013 tem como tema este ano: Neste Ano de Fé, Fortalecei-vos no Espírito Santo. Será realizada entre 10 e 19 de maio. No entanto a programação social iniciada no último domingo estende-se pelo meses de março, abril e maio.