Aberto oficialmente o Movimento Raízes de Xangri-Lá

Foto: Everson Michel
Foto: Everson Michel

O Salão Paroquial de Xangri-Lá foi palco da abertura do Movimento Raízes para toda a comunidade. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, contou com diversas autoridades de outros municípios, além da comunidade xangrilense que esteve presente. Ao todo, 79 alunos do ensino fundamental de Xangri-Lá, entraram conduzindo as bandeiras dos 77 municípios descendentes de Santo Antônio da Patrulha, ao som da canção de Xangri-Lá interpretada pelo Coral Municipal e a Canção Oficial do Movimento Raízes interpretada pelo canto Ivan Therra e o Grupo de Cultura Popular Kikumbí de Cidreira. O ato também premiou todos os alunos que participaram do concurso do logotipo do Raízes de Xangri-Lá, cujo aluno Anderson Borges Emerin, da Escola Municipal Petronilha Maria Alves dos Santos foi o vencedor da logo que estará estampada na capa do livro a ser lançado em outubro do próximo ano.

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Paulo Roberto Bier, que presenciou o evento, falou da importância deste Movimento e deu um breve relato histórico do surgimento de da cidade até chegarmos em Xangri-Lá.

“Estou muito emocionado em estar aqui e ver que os filhos de Santo Antônio estão se desenvolvendo que esta qualidade”, disse Paulo Bier.

Além do prefeito de Santo Antônio da Patrulham compuseram a mesa de honra, o prefeito de Xangri-Lá Cilon Rodrigues da Silveira, o Prefeito de Capão da Canoa, Valdomiro Novaski, o professor Jamie Dalpáz Coordenador ajdunto da 11º Coordenadoria Regional de Educação que representou o município de Osório, o vereador xangrilense Edmundo Cabreira de Oliveira, a secretária de Educação de Xangri-Lá Marisabel Mello Flores e a historiadora e coordenadora do Movimento Raízes, professora Vera Lúcia Maciel Barroso.

Para o prefeito de Xangri-Lá, Cilon Rodrigues da Silveira, “este dia é um marco na história do nosso município, pois mostra, de fato, que temos raízes e raízes bem sólidas que nutrem este povo pujante”, disse Cilon emocionado durante seu pronunciamento ao agradece a todos que contribuíram com este Movimento.

De acordo com a secretária de educação Marisabel Mello Flores “não foi uma tarefa fácil, mas quando se tem um prefeito que pensa no futuro e uma equipe tão qualificada com esta da educação municipal, o trabalho se torna prazeroso. Não tenho dúvidas de que muitas histórias do nosso município, contadas por quem desbravou estas terras, serão eternizadas, não somente nas páginas de um livro, mas na memória do povo xangrilense e de quem visita nossa cidade”, encerrou a secretária agradecendo a todos.

Everson Michel

Comentários

Comentários