Adesão ao Projeto Emancipar vai beneficiar 200 famílias em Osório
As Secretarias Municipais de Ação Social e de Habitação, em Osório, assinaram o termo de adesão com o Governo do Estado para participarem do Projeto Emancipar.
Nesta segunda-feira, dia 11, a Assessora Técnica da Região do Litoral do Departamento de Assistência Social do Governo do Estado, Elaine Lima, esteve reunida em Osório com as Secretárias de Habitação, Elisete dos Anjos e Ação Social, Lorena Munari, para dar orientações e explicar a metodologia do projeto. Através do programa, cerca de 200 famílias em Osório serão beneficiadas com projetos sociais que visam promover a emancipação de pessoas, famílias e comunidades socialmente vulneráveis por meio de ações integradas entre diferentes secretarias.
No Município, a Secretaria de Ação Social vai receber 100 mil reais para investir em projetos sociais junto a 200 famílias do bairro Medianeira, estruturando melhor as oficinas e oferecendo cursos de capacitação para as pessoas. A Secretaria de Habitação receberá 500 mil reais do Projeto Emancipar que serão investidos na construção de 100 casas no bairro Medianeira, outras 20 casas que serão construídas para moradores que já possuem terrenos e outros 20 módulos sanitários para moradias que não possuem banheiro.
A escolha do bairro Medianeira para receber o Projeto não ocorre por acaso, como esclarece a Secretária Municipal de Habitação, Elisete dos Anjos.
No bairro Medianeira existe uma grande concentração de moradias e, muitas, irregulares. Nós queremos dar apoio nas áreas mais carentes, afirmou Elisete.
A assinatura do convênio para implantar o Projeto Emancipar ocorre no fim deste mês. A primeira reunião para a apresentação do projeto às duzentas famílias beneficiadas será na Escola Osmany Véras, dia 19 de maio às 18h.