Agenda 2020 destaca trabalho da CNEC/Osório
A CNEC/Osório é destaque no site www.agenda2020.org.br pelo trabalho realizado na região, referente ao Mapa do Capital Social do RS. Confira na íntegra a reportagem do portal:
“Uma amostragem sobre a realidade do terceiro setor no município de Osório foi o destaque da reunião do Fórum de Cidadania e Responsabilidade Social da Agenda 2020 ocorrida nesta segunda-feira, na sede da Pólo RS, em Porto Alegre.
O encontro foi mais uma etapa do projeto do Mapa do Capital Social do Rio Grande do Sul, proposto pela Agenda, cujo piloto está sendo feito na zona litoral do Estado.
Realizado de forma voluntária pela CNEC/Osório, a pesquisa servirá como modelo para ser utilizado no projeto piloto do Mapa e, posteriormente, em todo o Rio Grande do Sul. Apresentado pela professora Carmem Zeli Vargas, o levantamento mostrou que Osório dispõe de 51 entidades do terceiro setor conhecidas e atuantes no municipio, classificadas por sindicatos e associações de classe (a maioria), entidades assistenciais, associações comunitárias, folclore/recreativa/social, conselhos, educacionais, filantrópicas, religiosas, ONGs e ecológicas. “Na sua maioria cuidam de crianças e adolescentes com conflitos com a lei, idosos, problemas familiares em geral e mulheres”, explicou a professora Carmem.
Ela também adiantou quais foram as dificuldades enfrentadas para a realização desse tipo de levantamento. “Cadastros desatualizados, incompletos e até inexistentes foi apenas uma das dificuldades que encontramos no inicio do trabalho”, disse. O trabalho mostrou, também, que as organizações sociais atuantes no município estão muito voltadas a atividades pontuais e assistencialistas e com uma falta de articulação acentuada. Entre as sugestões apresentadas pelo trabalho ela destacou a necessidade da figura de uma instituição mobilizadora que facilite o diálogo e a promoção de ações conjuntas.
Participaram na reunião do Fórum voluntários representantes das seguintes entidades: Crea/RS, Ciee, Parceiros Voluntários, Lions e Rotary Club, Coredes, Orçamento Participativo, Bancos Sociais da Fiergs, Agência de Desenvovimento de Tramandaí, além da CNEC/Osório. A CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) possui 230 escolas, 22 faculdades e 7.400 professores em todo o Brasil “.