Agentes da dengue recebem uniformes novos em Imbé
A Prefeitura de Imbé, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã de terça-feira (05), a entrega dos uniformes de identificação para os agentes do combate a dengue que irão melhorar suas condições de trabalho e, conseqüentemente, as ações do município neste setor.
– Agora estão prontos para o trabalho, o uniforme irá facilitar a identificação dos agentes por parte da população imbeense – afirmou a secretária da Saúde Nelsa Teixeira Dias.
Conforme a coordenadora Lídia Oliveira Pires, hoje há cerca de 10 pessoas atuando diretamente no combate a dengue no município de Imbé, seja através de visitas periódicas em residências, comércios e locais públicos, na busca de focos do mosquito transmissor da dengue ou através de ações mais amplas, como mutirões e campanhas maciças de conscientização.
O serviço dos agentes é realizado apenas em 10% das residências, ou seja, a cada 10 casas, uma é visitada. As vistorias acontecem em todo o município, totalizando 14 balneários, de acordo com o mapeamento feito pela Funasa.
Existem sete tipos de larvas do mosquito Aedes Aegypti e o município conta com 57 pontos estratégicos e 54 pontos de armadilhas – que são pneus espalhados na cidade por meio de um mapeamento – para a coleta das larvas a serem investigadas.
A secretária da Saúde informa que no município de Imbé não há larvas do Aedes Aegypti. Porém, é necessário continuar fazendo a lição de casa. “Se cada um fizer a sua parte, limpando os quintais, não deixando sacolinhas descartáveis jogada, garrafas acumulando água, latas, baldes, pneus, vasilhas dos animais domésticos, caixa de água sem tampa, estaremos livres da dengue”, declarou Nelsa.