Agentes e voluntários de Defesa Civil praticam Técnicas Verticais em Maquiné
O município que sofreu recentemente com enchentes e deslizamentos, passou a receber investimentos em ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil. O Programa Petrobras Socioambiental possibilitou que esse tipo de ação seja praticada e integrada a outras, de conservação dos recursos hídricos, do solo e da floresta.
Efetivamente, o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento e Núcleo de Defesa Civil de Maquiné (GVBS/NUDEC) está se fortalecendo localmente.
O sol brilhou forte dissipando o frio de sábado, 26 de julho, durante a formação em técnicas verticais e trabalho em altura. O encontro apresentou uma amostragem de técnicas de utilização, cuidados e manutenção dos equipamentos, nós e amarrações, além de ancoragens e prevenção de acidentes em subidas e descidas. Participaram cerca de trinta pessoas da comunidade, sitiantes, agentes de defesa civil e estudantes da Bacia do Rio Tramandaí e arredores.
O grupo fez a prática de descida na torre da Pousada Refúgio Verde e um rapel na Cascata do Garapiá, sob a orientação dos voluntários do GVBS/NUDEC Alexandre Frantz e Vicente Wolff, juntamente com o resgatista profissional Jonas Batista Schilling, reconhecido internacionalmente por seu trabalho. Durante o rapel, cada participante pôde constatar a qualidade da orientação, bem como do equipamento utilizado pelo GVBS e adquirido pelo Projeto.
Jonas chamou a atenção para a importância do trabalho voluntário e do trabalho em grupo para a defesa civil local.
Os próximos encontros do curso de Proteção e Defesa Civil de Maquiné preveem treinamentos para atendimento pré-hospitalar (APH), resgate em altura, resgate veicular, busca e resgate em matas, prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros em áreas remotas.