Geral

Agricultores alemães conhecem plantações de abacaxi e de banana em Torres

As frutas tropicais cultivadas em Torres ficaram conhecidas internacionalmente. Isto porque, uma comitiva de 16 pessoas, composta por empresários do setor rural e de técnicos de uma Escola Agrotécnica da Alemanha, estiveram no Município. A presença deles em Torres faz parte de uma série de visitas técnicas com o objetivo de conhecer a realidade agrícola do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Técnicos da Secretaria Municipal de Interior e de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca e do escritório municipal da Emater/RS tiveram a incumbência de apresentar à comitiva áreas de cultivo de banana e abacaxi.

Durante a visita, foram conhecidas a produção de abacaxi, na localidade de Campo Bonito, do produtor Alexandre Silveira Monteiro e de banana, na localidade do Jacaré, do produtor Milton Krás Borges. Com auxílio de interprete, os alemães questionaram os agricultores torrenses sobre as técnicas de produção utilizadas no cultivo da banana e do abacaxi. Também puderam ver os resultados das produções convencionais e orgânicas, além das unidades de observação de novas variedades em teste para ambas as frutas.

O que mais despertou a atenção do grupo foi o sabor das frutas. “Eles elogiaram o sabor e a consistência das frutas, diferentes das produzidas na Europa”, contou o secretário de Interior e de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca de Torres, José Vargas Peres. “Em geral na Europa as frutas tropicais ‘in natura’ não são abundantes e o valor é alto, geralmente disponíveis de forma cristalizada, ou desidratada e até mesmo em compotas”, explica o chefe do escritório da Emater-RS/Ascar, Jânio Rodrigues Pintos .

O desejo da Administração Municipal e do escritório local da Emater-RS/Ascar é que estas visitas no futuro sejam rotineiras, para divulgação da agricultura de Torres e região. “Também desejamos que os agricultores daqui tenham a oportunidade de conhecerem as técnicas agrícolas de outros países”, destaca Peres.

Após o trabalho nas comunidades rurais, os estrangeiros conheceram os pontos turísticos de Torres e foram contemplados com um almoço à beira do rio Mampituba, com frutos do mar.

Cultivo do abacaxi e da banana em Torres: O cultivo do abacaxi em Torres ocupa uma área de 14 hectares com a participação de 12 produtores. A safra anual é 28 mil frutos por hectare, ou equivalente a 294 toneladas de abacaxi. Os cultivados explorados são o Pérola e o BRB-Ajubá, que está em fase de experimento.

Já o cultivo de banana ocupa uma área de 200 hectares, com participação de 30 produtores. A safra anual de 4.360 toneladas do fruto. Da área plantada, 30 hectares, divididos em cinco produtores, são destinados ao plantio de banana orgânica, certificadas pelo Instituto de Biodinâmica de São Paulo. A banana produzida no litoral norte gaúcho é superior no teor de açúcar da encontrada na Alemanha, provinda geralmente da América Central.

Comentários

Comentários