Alceu Moreira acerta vinda de ministro para debater energia eólica no RS - Litoralmania ®
Geral

Alceu Moreira acerta vinda de ministro para debater energia eólica no RS

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), participou, na manhã desta quinta-feira (15), de reunião no Ministério das Minas e Energia, para tratar de investimentos na área de energia eólica no Rio Grande do Sul. Também participaram do encontro com o ministro Edson Lobão, os senadores gaúchos Sérgio Zambiasi (PTB) e Pedro Simon (PMDB) e o líder do Governo na Câmara Federal, deputado Henrique Fontana (PT/RS).
 
Alceu Moreira informou que, na reunião, foi assegurada a vinda do ministro ao Estado nos dias 5 e 6 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), para visitas ao Parque Eólico de Osório e à Usina de Candiota. No dia 5 à noite, Edson Lobão irá participar de seminário do “Diálogos de Convergência”, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa. É a segunda vez que um ministro de Estado participa do projeto – a primeira foi a ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef. Nesse debate, Lobão debaterá o tema “Alternativas para a geração de energia no País e no Rio Grande do Sul”.
 
O presidente da Assembléia informa, ainda, que o ministro das Minas e Energia determinou ao setor de pesquisas energéticas do ministério a otimização de estudos para a realização de um leilão exclusivo de energia eólica  e que o Rio Grande do Sul seja priorizado, caso a idéia venha a ser concretizada. Moreira lembra que os leilões de energia sempre foram realizados conjuntamente com outras fontes de energia. Lembra, também, que a legislação exige que, até 2020, 10% da geração de energia deve vir de fontes limpas.
 
“Nossa agenda foi muito importante e vitoriosa”, destaca Moreira. “Agradeço o esforço feito pelo líder do Governo, deputado Fontana, e a participação importantíssima dos senadores gaúchos. Isto demonstra que onde há unidade política e força de representação podemos avançar e viabilizar processos que contribuem para o nosso desenvolvimento”.

Comentários

Comentários