Alceu Moreira convoca Assembléia a qualificar sistema de transporte
O deputado Alceu Moreira convocou a Assembléia Legislativa a buscar políticas públicas que qualifiquem o sistema de transporte intermodal, tornando-o mais eficaz e seguro. “Isso significa realizar audiências com os ministros, as famílias, as empresas e a ANAC para que possamos, juntos, tomar providências que garantam um transporte aéreo absolutamente confiável”, disse o peemedebista durante o Grande Expediente desta quinta-feira (16), que relembrou os 30 dias do acidente envolvendo a aeronave da TAM que vitimou 199 pessoas.
As medidas adotadas pelo governo federal, como a troca de pousos e decolagens, foram taxadas de paliativas por Moreira. “As trocas dos locais para pusos e decolagens são necessárias, mas não são suficientes. Aeroportos operam com todos os vôos porque o entroncamento naqueles locais gera lucro para muita gente”, ressaltou. Salete Redecker, viúva do deputado federal Júlio Redecker – morto no acidente -, concordou com o parlamentar. “As medidas do governo federal e da TAM são lentas e morosas. São necessárias atitudes firmes para que novas vidas não sejam sacrificadas”.
Para o deputado, a tragédia deve ser tomada como exemplo para que o poder público possa fiscalizar a aplicação dos recursos. “Crianças morrem de frio e fome, rolando pelas ruas e avenidas, devido à ineficiência estatal e às injustiças do Brasil”. Segundo Moreira, a Casa tem de “refletir profundamente para nos guiar por caminhos que dêem a este País instituições mais firmes, mais fortes, mais decididas e mais responsáveis”.